Prefeitura de Palmas substitui mais de seis mil luminárias para maior eficiência energética

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Wédila Jácome / Edição: Denis Rocha | Publicado em 01 de abril de 2024 às 08:46

Investimento de R$ 7.439.672,72 é oriundo da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), recolhida da conta de energia elétrica dos imóveis edificados

Desde dezembro do ano passado, a Prefeitura de Palmas vem realizando um importante projeto de substituição de luminárias, visando não só a melhoria da iluminação pública, mas também a redução do consumo de energia. Mais de seis mil kits de luminárias de vapor de sódio estão sendo substituídas por kits de luminárias de LED, que oferecem uma série de benefícios, incluindo maior luminosidade e vida útil prolongada.

As lâmpadas de LED são conhecidas por seu baixo consumo de energia em comparação com as opções tradicionais, como as incandescentes ou fluorescentes. Além disso, proporcionam uma iluminação mais eficiente e uniforme, o que contribui para a segurança e o conforto dos cidadãos. Essa substituição contempla ruas e avenidas de Palmas e até o momento já foram substituídas 3.834 unidades.

A iniciativa faz parte do plano de modernização da iluminação pública da cidade e ao todo serão investidos R$ 7.439.672,72. O recurso é oriundo da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), recolhida da conta de energia elétrica dos imóveis edificados. Trata-se de contribuição recolhida pelas concessionárias de energia elétrica e repassada integralmente às prefeituras. 

Nesta segunda-feira, 1º de abril, equipes da Prefeitura estão concentradas na substituição dos kits de luminárias na Arno 61 (503 Norte), na avenida de acesso ao aeroporto e na rotatória da avenida LO-01 com a NS-03. 

 

Mais serviços

As equipes também estão dedicadas à manutenção de iluminação em diversas outras localidades, incluindo a avenida NS-05, os setores Jardim Aureny I e III e as quadras Arse 51 (504 Sul), Arse 111 (1104 Sul) e Arse 122 (1206 Sul).


Leia também: Projeto de eficiência energética substitui 800 luminárias convencionais por LED