Prefeitura de Palmas vai expor animais frutos de melhoramento genético na Agrotins

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Deni Rocha | Publicado em 03 de maio de 2022 às 16:48

11 animais, entre novilhas prenhes e bezerras, estarão expostos na Fazendinha do Calor Humano, de 10 a 14 de maio

Animais frutos do melhoramento genético promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) de Palmas estarão expostos na Fazendinha do Calor Humano, na Agrotins, entre 10 e 14 de maio. A biotecnologia utilizada nesses animais é a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Cerca de 470 matrizes passaram pelo procedimento nos últimos dois anos na Capital. No evento, estarão 11 animais, entre novilhas prenhes e bezerras.

Segundo o veterinário da Seder, Cláudio Sayão, o melhoramento genético dos rebanhos leiteiros da capital faz parte do projeto ‘Palmas para o Leite’, que desenvolve ações direcionadas para as áreas de nutrição, sanidade, manejo e genética animal, promovendo o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite.

Para a realização desses protocolos, o município utiliza sêmen das raças Girolando, Jersey, Holandês, Kiwicross (Jersolando), sendo essas três últimas importadas da Nova Zelândia, maior país na exportação de produtos lácteos.

O protocolo de inseminação é dividido em três fases: denominados dia D-Zero, com exame ginecológico das matrizes e aplicação de hormônios; em seguida o dia D-8, com a retirada de implante e aplicação de hormônios; e terminando com o chamado dia D-10, com a inseminação de fato.

IATF

Sayão explica que a IATF tem várias vantagens com relação ao sistema convencional de inseminação artificial. Nela, o cio dos animais é alinhado, o que facilita o trabalho do produtor e reduz o intervalo entre os partos.

Palmas para o Leite

O programa ‘Palmas para o Leite’ oferece, há quatro anos, assistência técnica gratuita a produtores locais, com o objetivo de fortalecer o segmento na Capital. Os produtores da região que tiverem interesse em conhecer o projeto podem se dirigir à Feira, ou procurar os técnicos da Seder na sede da Secretaria.