Prefeitura e IPHAN discutem parcerias para conservação do patrimônio na Capital

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Alan Russel | Publicado em 09 de maio de 2014 às 13:21

Durante esta semana, a presidente do IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Jurema de Sousa Machado, esteve em Palmas e se encontrou com secretários e técnicos da Prefeitura de Palmas, com o intuito de selar parcerias para desenvolver ações de conservação do patrimônio na Capital.

Além da presidente do IPHAN, Jurema de Sousa, participaram do encontro o presidente da Fundação Cultural de Palmas, Gerson Alves; o presidente da Agência Municipal de Turismo, Cristiano Rodrigues; Cesar Augusto Santos Amaral, assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; e Antônio Miranda, superintendente regional do IPHAN.

Na ocasião foram tratados assuntos relativos a ações de socialização dos sítios arqueológicos da serra do Carmo, estruturas existentes e necessárias, além de promoção da educação patrimonial visando o conhecimento, a preservação e o acesso a esses sítios.  Também foi levantado a possível realização de diagnóstico arqueológico e licenciamento para a edificação de construções como condomínios, loteamentos e grandes obras que ocasione impacto, sejam obras públicas ou privadas.

É a primeira vez que um dirigente máximo do IPHAN visita o estado do Tocantins. Na mesma semana, Jurema cumpriu agenda em Porto Nacional (cidade histórica tombada como patrimônio nacional), no Palácio Araguaia e na Prefeitura de Palmas.

O Presidente da FCP, Gerson Alves, avaliou positivamente o encontro e se colocou à disposição do IPHAN para parcerias. “A vinda da presidente do IPHAN aqui foi muito produtivo. Tivemos a oportunidade de estreitar ainda mais as relação e no que depender da Fundação Cultural de Palmas, os trabalhos para a preservação e manutenção dos nossos sítios arqueológicos serão executados”, completa Gerson.