Prefeitura recebe pedidos de coleta de galhadas por telefone ou mensagem de texto

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 30 de setembro de 2022 às 09:10

Mais de 5,7 toneladas de resíduos de poda foram reaproveitados em 2022 em Palmas

A Prefeitura de Palmas recolheu 5.772 toneladas de restos de poda, como galhos e folhas, entre janeiro e julho deste ano. Qualquer cidadão pode solicitar gratuitamente o recolhimento de galhadas residuais da poda doméstica. A poda deve ser providenciada pelo responsável do imóvel e a retirada solicitada por ligação ou mensagem de texto. Basta acionar o Whats Palmas enviando mensagem com endereço completo e nome do solicitante ao número (63) 3212-7500.

Outra opção é ligar para os números (63) 3212-7426 e 3212-7417, das 8 às 19 horas. A execução do serviço tem o tempo médio de atendimento em torno 15 dias úteis, mas a espera pode ser menor, de acordo à demanda de pedidos.

A iniciativa de dar uma nova destinação ao resíduo orgânico é da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), que também é gestora do Aterro Sanitário de Palmas. Todo o material coletado é reaproveitado em indústrias locais ou na produção de compostagem, usada no Horto Florestal da Fundação de Meio Ambiente (FMA) e no Viveiro de Flores da Seisp.

Segundo a pasta, a maior parte da matéria-prima é proveniente de poda residencial, após os moradores solicitarem o recolhimento gratuito à Infraestrura. Também são reaproveitados detritos da poda de praças, áreas verdes e canteiros públicos.