Produtores da região Sul de Palmas recebem orientação sobre Controle Alternativo de Pragas e Doenças em Hortaliças

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Márcio Greick | Publicado em 11 de dezembro de 2018 às 11:43

O curso é realizado no momento oportuno, já que no período chuvoso aumenta a incidência de pragas e doenças em hortaliças

Com o período chuvoso aumenta a incidência de pragas e doenças em hortaliças nas 23 hortas comunitárias da Capital, sendo duas empreendedoras.  Pensando em minimizar esses problemas a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) realizou na manhã desta terça, 11, no auditório da ETI Almirante Tamandaré, na Arse 132, o Dia Técnico sobre Controle Alternativo de Pragas e Doenças em Hortaliças.

Cerca de 20 produtores de hortaliças da região Sul da Capital participaram da palestra, onde puderam tirar dúvidas e aprender técnicas sobre o combate às  pragas e doenças na lavoura de hortaliças, com o  técnico em agropecuária, Luís Antonio Santana.

O agricultor José Ferreira da Silva produz cebola, coentro, couve e outras hortaliças no Jardim Aureny III. Mesmo com uma boa produção ele tem enfrentado alguns problemas em sua horta. “Um dos problemas que eu tenho enfrentado na minha horta é a presença da lagarta nesse período chuvoso”.

Já a produtora Edna da Silva Paulino cuida de vários canteiros na horta comunitária no Lago Sul. Para ela a palestra veio em boa hora. “Nesse período de chuva aparecem muitas doenças e pragas e aqui estamos aprendendo a utilizar produtos alternativos no combate a essas doenças”, disse, acrescentando que na horta não se usa veneno no combate às pragas e doenças, apenas o combate natural, com ninho, pimenta do reino, cebolinha, sabão de coco líquido e ainda conta com ajuda dos pássaros para comer as lagartas e insetos.

Dentre os produtores de hortaliças estava a zootecnista e bióloga Alessandra Polastrini, que está cursando mestrado em Desenvolvimento Regional, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Juntamente com a mestranda estava Claudia Silva. Ambas estão desenvolvendo pesquisas junto aos produtores de hortas sobre o uso de agrotóxicos, como  trabalho de pesquisa e extensão.

“Já visitamos quatro hortas na região Sul da Capital onde fizemos entrevistas  com os produtores sobre o uso do agrotóxico nas hortas”, acrescentando que o trabalho faz parte da disciplina de “seminários interdisciplinares’”.

O Dia Técnico sobre Controle Alternativo de Pragas e Doenças em Hortaliças contou ainda com a participação do técnico agropecuário, biólogo e químico Bonfim dos Reis Ferreira dos Santos, que falou sobre a importância do Dia Técnico para os produtores. “Com essas informações estamos esclarecendo aos beneficiários das hortas comunitárias sobre as principais pragas e doenças como controlá-las e até mesmo erradicá-las para que eles  possam, mesmo em período chuvoso, produzir alimentos de boa qualidade”, disse.