Produtores de leite conhecem manejo de pasto irrigado para melhorar a produção

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 09 de março de 2023 às 08:42

Dia de campo em unidade assistida pela Seder irá demonstrar aos agricultores novas tecnologias e formas de gestão para ter maior lucratividade sustentável

Produtores de leite de Palmas e estudantes universitários terão um dia de campo nesta sexta-feira, 10, na unidade assistida pelo projeto Balde Cheio, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e a Embrapa. Durante a visita que será na fazenda Buritizal no distrito de Taquaruçu será apresentado o projeto de produção de leite em pasto irrigado, além dos projetos de biodigestor sertanejo para pequenas propriedades, criação de bezerras e apresentação dos dados econômicos e zootécnicos do projeto na unidade.

A abertura do dia de campo está marcada para às 8h30, e as palestras ficarão por conta dos técnicos da Seder, da própria fazenda, de empresas parceiras e da Embrapa Nacional, Júnior Colombo, o qual é o responsável técnico do projeto Balde Cheio na região. O médico veterinário da Seder, Cláudio Sayão, explica que em Palmas o programa conta com uma unidade demonstrativa e cinco assistidas, além de outras que estão em processo para receber essa assistência.

Para ser assistida pelo projeto, Cláudio explica que a unidade rural precisa atender a alguns requisitos, a exemplo de “fazer a gestão econômica e Zootécnica da propriedade, permitir visita de outros produtores, aceitar as novas tecnologias propostas, permitir a assistência técnica”.

Balde Cheio
Segundo a Embrapa, o projeto é uma metodologia de transferência de tecnologia, para capacitar profissionais da assistência técnica, extensão rural e pecuaristas em técnicas, práticas e processos agrícolas, zootécnicos, gerenciais e ambientais. As tecnologias são adaptadas regionalmente em propriedades que se transformam em salas de aula. Estas são monitoradas quanto aos impactos ambientais, econômicos e sociais no sistema de produção após a adoção das tecnologias.