Produtores de Palmas recebem orientações para garantir o bom desempenho do gado leiteiro

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 06 de novembro de 2019 às 17:28

O programa ‘Balde Cheio’ aposta na capacitação e implantação de tecnologias simples com foco na produção leiteira

O aprimoramento de qualquer cultura ou atividade voltada para a produção de alimentos é uma constante que deve nortear as ações e o planejamento das boas práticas no campo. Diariamente, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), desenvolve iniciativas para ajudar os produtores, principalmente os enquadrados na agricultura familiar. Um exemplo disso é a parceria da Secretaria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no programa ‘Balde Cheio’.

O ‘Balde Cheio’ aposta na capacitação e implantação de tecnologias simples com foco na produção leiteira. Apesar de Palmas não ser um Município referência no Tocantins quando se fala em quantidade de leite produzido para comercialização, a cidade possui mercado e potencial para isso. O segredo é estruturar e aprimorar a cadeia produtiva.

Na última segunda-feira, 4, uma capacitação reuniu cerca de 30 pessoas, entre produtores e técnicos, no Sítio Estiva, de propriedade de Anízio Moura Filho, local que já recebe ações do ‘Balde Cheio’. O médico veterinário Cláudio Sayão e o zootecnista Thiago Moreira são os responsáveis técnicos pelo acompanhamento das ações do programa por parte da Seder. O treinamento também foi acompanhado pelo instrutor Junior Colombo, representando a Embrapa.

“Já consegui identificar alguns problemas que precisam ser corrigidos na minha propriedade, como o manejo adequado da pastagem. Terei que eliminar a parte que sobra das pastagens. Percebi também por meio das orientações recebidas que a adubação deveria ter sido feita no início das chuvas. Agora é correr atrás do prejuízo e ajustar para o período da seca não afetar tanto o rendimento das vacas”, explica Filho.

O produtor considera que uma das partes mais caras da produção de leite é o concentrado (alimento fornecido para vacas em lactação). “Se a pastagem estiver de acordo com as recomendações, consequentemente a oferta do concentrado será menor e os custos para manter esses animais serão menores”, complementa Filho.

Sayão lembra que pequenos ajustes de baixo custo já causam um impacto positivo na elevação da produção de leite. “Os bons resultados abrangem alguns cuidados, que passam pela reprodução bovina, alimentação, manejo do rebanho, tecnologia na pecuária e saúde do gado”, enumera o veterinário.

Questionado sobre quais mudanças já implementou no Sítio Estiva, Anízio Filho explica que ajustou a ordenha, que agora é feita com contenção, além da individualização da ração consumida pelas vacas. “Cada animal recebe agora a quantidade exata de alimento”, garante.

Outro detalhe que tem feito à diferença e deve ser seguido por qualquer produtor é o gerenciamento. “Tem que ser criterioso nas anotações, pois isso mostrará de fato a realidade da propriedade”, finaliza Junior.

Edição: Lorena Karlla