Produtores e técnicos visitam unidade demonstrativa do programa Balde Cheio

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 28 de outubro de 2022 às 08:48

Visita técnica contou com a participação do consultou nacional e do coordenador regional

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder) promoveu na última quinta-feira, 27, uma visita guiada a Unidade Demonstrativa do programa Balde Cheio, em Palmas, localizado no Sítio Estiva, no Distrito de Taquaruçu. A vistoria contou com a presença do coordenador nacional do Programa, o médico veterinário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Júnior Colombo, e do coordenador Regional da Embrapa, Claudio Barbosa. Produtores de gado leiteiro assistidos pelo programa em Palmas também acompanharam a visita para conhecer a gestão da unidade e poder aplicar os “cases” de sucesso em suas fazendas.

A unidade demonstrativa está instalada na propriedade do senhor Anízio Moura Filho e recebe a visita dos técnicos nacionais do programa a cada quatro meses, que verifica a gestão financeira, manejo de rebanho, manejo de pastagens, nutrição, reprodução, bem-estar animal. Na oportunidade, os produtores assistidos recebem do consultor assistência técnica rural.

O programa Balde Cheio é uma metodologia de transferência de tecnologia que tem o objetivo de capacitar profissionais da assistência, extensão rural e pecuaristas em técnicas, práticas e processos agrícolas, zootécnicos, gerenciais e ambientais. As tecnologias são adaptadas regionalmente, em propriedades que se transformam em salas de aula. Estas são monitoradas quanto aos impactos ambientais, econômicos e sociais no sistema de produção após a adoção das tecnologias.

A unidade de Palmas é acompanhada pelo veterinário, Cláudio Sayão, da Seder e o zootecnista da Embrapa, Pedro Henrique Rezende.