Profissionais da saúde participam de curso sobre atualização em diagnóstico e manejo clínico da dengue

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Fesp | Publicado em 25 de abril de 2024 às 12:13

Qualificação ocorreu na terça-feira, 23, e quarta-feira, 24, com quatro turmas diferentes, no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Cerca de 142 profissionais da Saúde participaram do curso sobre Atualização em Diagnóstico e Manejo Clínico da Dengue. A qualificação ocorreu na terça-feira, 23, e quarta-feira, 24, com quatro turmas diferentes, no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas (IVM).O curso foi voltado para médicos e enfermeiros da Rede de Atenção à Saúde de Palmas, visando ampliar o conhecimento desses profissionais em diagnósticos e manejo clínico, medidas preventivas e ações de enfrentamento relacionadas à dengue.

"A realização desta atualização sobre dengue é crucial para os profissionais da saúde que atuam na rede de Palmas, tanto na privada quanto na pública. Devemos estar sempre atualizados diante de uma possível epidemia de dengue. Sabemos que há muitos casos nos estados do Brasil, com o retorno do Denv-3, que estava ausente por alguns anos e agora está causando epidemias em outros estados. Portanto, estamos nos preparando para estar atualizados e prontos para enfrentar", destacou a médica palestrante Regina Onofre.

Uma das participantes, a médica Milena Cristina Vidal ressaltou a importância de debater o tema. "Na unidade básica de saúde, temos observado um elevado número de casos de dengue. Apesar de já termos pesquisado a literatura em busca de atualizações, sempre optamos por seguir as diretrizes, normas e o fluxograma da prefeitura. Vim para verificar se havia algo diferente. É um tema muito importante, pois a unidade básica de saúde é a porta de entrada para o paciente".

Durante a qualificação, foram abordados temas como aspectos gerais da dengue, diagnóstico clínico e laboratorial, notificação, tratamento e acompanhamento, prevenção e controle de vetores. A capacitação foi promovida pela Secretaria Municipal de Palmas (Semus) em parceria com a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

Texto: Fesp