Programa de Estágio da Prefeitura de Palmas é executado pelo CIEE

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano

Autor: Redação/Secom | Publicado em 25 de março de 2022 às 11:50

Convênio com o Centro de Integração Empresa Escola está em vigor desde o início do ano e já viabilizou, inclusive, programa de residência jurídica da PGM

Visando contribuir com o processo de desenvolvimento e aprendizagem de estudantes, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad), mantém convênio desde o início deste ano com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) para execução do programa de estágio do município nos níveis médio, superior e de pós-graduação. Inclusive, a Procuradoria Geral do Município (PGM) está com processo seletivo em andamento para o Programa de Residência Jurídica (leia mais aqui).

O Município pode preencher até 438 vagas de estágio destinadas a estudantes do ensino médio à pós-graduação, distribuídas em todos os órgãos do Poder Executivo. As vagas são preenchidas conforme as necessidades e demandas de cada pasta. Atualmente,43% dessas vagas estão preenchidas. O programa de estágio da Prefeitura de Palmas é um importante instrumento de inserção de jovens estudantes ao mercado de trabalho, conforme previsto na Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

“O estágio representa uma oportunidade de crescimento profissional para o estagiário, além de uma estratégia decisiva no que diz respeito ao desenvolvimento do Município”, avalia o secretário municipal interino da Seplad, Eron Bringel Coelho. Para o superintendente de Desenvolvimento Humano da Seplad, Francisco Costa, é necessário proporcionar aos estudantes a oportunidade de complementação de ensino e aprendizagem para sua integração no mercado de trabalho. “Sabemos que o estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento do universitário, porque propicia a vivência na prática de conteúdos acadêmicos”, diz Costa. “Um dos objetivos do programa é identificar talentos, contribuindo para que eles desenvolvam suas carreiras com sucesso e também agreguem valor ao ambiente de trabalho”, completa a diretora de Gestão de Pessoas da Seplad, Lillya Lima.

CIEE

O programa de estágio tem como objetivo geral possibilitar aos estudantes a experiência na área de formação, de forma a associar teoria e prática, por meio da realização de estágio curricular, observadas as competências e as áreas de atuação específica dos órgãos da Administração Municipal. Embora não gere vínculo empregatício, o estágio oportuniza o desenvolvimento de ações de responsabilidade social.

“Esta é uma etapa fundamental no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, porque promove oportunidades de vivenciar, na prática, os conteúdos acadêmicos, propiciando a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão escolhida pelo estagiário”, afirma o representante do CIEE, Elenilson Santos Arara.

O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) é uma instituição filantrópica nacional, de caráter social e sem fins lucrativos, com 57 anos de existência. Reconhecido como entidade de assistência social, por meio de diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o de estágio de estudantes, o CIEE possibilita a adolescentes e jovens uma formação integral.

Como funciona

A partir das demandas dos órgãos da Administração Municipal de Palmas por estagiário(s) em determinada área de conhecimento, seja do ensino médio, superior ou da pós-graduação, cabe ao CIEE realizar o recrutamento e seleção – sempre em consonância com as necessidades do órgão demandante –, promover a divulgação das vagas, intermediar convênios com instituições de ensino entre outros. Também é de responsabilidade do CIEE acompanhar e supervisionar o desenvolvimento do estagiário.

Para acompanhar as oportunidades de estágio, o estudante pode realizar o cadastro na página do CIEE pelo link https://web.ciee.org.br/login/cadastro.