Programa Palmas Solar é destaque em evento nacional realizado em Minas Gerais

Secretaria Municipal Extraordinária de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis

Autor: Redação Secom | Publicado em 21 de setembro de 2022 às 15:37

Evento objetivou fortalecer a produção de energia com o uso de fontes renováveis

A Prefeitura de Palmas esteve presente no Congresso Minas Solar 2022 apresentando o programa Palmas Solar, em Belo Horizonte de (MG). O encontro teve como objetivo fortalecer a produção de energia com o uso de fontes renováveis e reuniu profissionais do segmento de todo o Brasil nos dias 15 e 16 de setembro. Na ocasião, o diretor de Energia Sustentável de Palmas, Alexandre Beckman de Castro, destacou as potencialidades que a Capital dispõe para a exploração sustentável de energia solar, por meio do Programa Palmas Solar, desenvolvido pela gestão municipal. “Por conta das condições climáticas e a alta incidência de irradiação na nossa região, a utilização da energia solar vem crescendo cada dia mais, por ser uma fonte limpa, sendo que cada usuário pode fazer a captação da energia no seu próprio imóvel.’’

O diretor ressaltou ainda que o investimento financeiro com o uso da ferramenta pode ser recuperado em médio prazo e lembrou que a Prefeitura de Palmas concede benefícios fiscais para as pessoas físicas e jurídicas que participam da iniciativa. 

 

Palmas Solar

O Programa Palmas Solar veio para incentivar a instalação de usinas solares na Capital com descontos de até 60% sobre os tributos municipais, a exemplo de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e Imposto de Transferência de Bens Imóveis (ITBI). Atualmente, mais de mil pessoas físicas e jurídicas palmenses são beneficiadas com os incentivos fiscais.

Para aderir ao programa, os interessados podem procurar uma das unidades de atendimento do Resolve Palmas portando a documentação exigida no Decreto de N° 1.506/2017. O funcionamento das unidades acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, no Resolve da Avenida JK e em Taquaralto, e das 12 às 18 horas, na unidade do Shopping Capim Dourado.

Congresso é uma promoção do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae/MG).