Prefeitura de Palmas: projeto Eco Point pode ser visto na Casacor Tocantins

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro - Secom/Palmas | Publicado em 21 de setembro de 2023 às 18:25

Espaço dedicado ao município traz também o gabinete da prefeita e foi inspirado na natureza, aliada à arquitetura contemporânea

O Projeto Eco Point da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) é um dos atrativos da terceira edição da exposição Casacor Tocantins, que está sendo realizada no Capim Dourado Shopping, em Palmas, e neste ano traz como tema Corpo & Morada.

O modelo do Eco Point exposto na Casacor é parte do Palmas Recicla, que compõe o Programa Renova Palmas, que apoia a gestão dos resíduos sólidos na Capital. O Eco Point, elaborado pela estagiária Isabella Dias (estudante de Arquitetura) com acompanhamento e assinaatura da arquiteta Ingrid Casola, está planejado para o recebimento de papel/papelão, plástico, metal, vidro e eletroeletrônicos.

Em breve, os Eco Points devem ser instalados em diversos pontos da Capital e serão mais um incentivo para a população adotar o hábito de descarte correto dos resíduos sólidos. Estes pontos de recebimento devem agregar serviços à entrega voluntária de materiais recicláveis. Segundo explicou a presidente da FMA, Meire Carreira, os serviços poderão ser explorados pela iniciativa privada, ou pelo Poder Público, dependendo das características e necessidades de cada localidade.

O espaço dedicado ao município abriga o gabinete da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, além do Eco Point. Todo o local foi inspirado na essência da natureza, suas formas orgânicas, aliadas à arquitetura contemporânea, conforme descreveu a arquiteta Ingrid Casola, que assina o espaço dedicado ao município.

Dia da Árvore

Quem visitou a exposição nesta quinta-feira, a partir das 16 horas, foi presenteado com um mimo, composto por uma muda cultivada no viveiro municipal e um bloco de anotações, feito com papel reciclado, composto de sementes, que poderão ser plantadas, após o uso. O mimo, entregue pela Fundação de Meio Ambiente, faz parte da celebração do Dia da Árvore, comemorado anualmente em 21 de setembro.

Palestra
Na abertura da Exposição Casacor, no último dia 15, o gerente de Projetos Ambientais e coordenador do Programa Renova Palmas da FMA, Maxwell Gomes, ministrou uma palestra sobre o Projeto Eco Point e o Programa Renova Palmas para alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que participaram do evento.

Texto: Georgethe Pinheiro - Secom/Palmas