Projeto de Qualificação em Processos Educacionais na Saúde

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Fesp Palmas | Publicado em 01 de março de 2024 às 15:31

Ao todo, 31 profissionais estão sendo capacitados em turmas das iniciativas educacionais do Projeto de Qualificação em Processos Educacionais na Saúde

A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) realizou nos dias 20, 28 e 29 de fevereiro encontros destinados a três turmas das iniciativas educacionais do Projeto de Qualificação em Processos Educacionais na Saúde do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde (QPES/PMEPS).

Ao todo, 31 profissionais estão sendo capacitados pela Fesp. A primeira turma está focada no Curso de Qualificação em Processos Educacionais na Saúde, com ênfase em metodologias ativas de ensino e aprendizagem.  A segunda turma concentra-se no Curso de Qualificação em Processos Educacionais na Saúde, com destaque para a reflexão da prática de preceptores. Por fim, a terceira turma aborda o Curso de Qualificação em Processos Educacionais na Saúde, com ênfase na reflexão da prática de tutores.

A iniciativa tem como objetivo promover a qualificação das Residências em Saúde e dos Programas de Educação Permanente, capacitando os profissionais de saúde e docentes envolvidos nas atividades de integração ensino-serviço-comunidade do Plano Integrado Residências em Saúde (Pirs) e do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde (PMEPS). A parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) fortalece essa iniciativa na Rede de Atenção à Saúde de Palmas.

"Valorizamos profundamente a importância desses processos educacionais contínuos em saúde. Durante o biênio 2023-2024, priorizamos a qualificação das Residências em Saúde e dos Programas de Educação Permanente por meio dos Cursos QPES-MA, QPES-RP Preceptoria e QPES-RP Tutoria. Esses cursos capacitam profissionais de saúde e docentes envolvidos nas atividades de integração ensino-serviço-comunidade do Pirs e do PMEPS, em colaboração com a Semus na Rede de Atenção à Saúde de Palmas", destacou o docente facilitador da Fesp, Marcos Fabiano Monteiro.