Projeto oferta oficina gratuita de cajón no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP/Palmas | Publicado em 01 de agosto de 2023 às 14:38

Projeto tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic)

Juntamente com a harmonia e a melodia, o ritmo é um dos pilares musicais e é para popularizar a percussão, por meio do Cajón, que o Projeto 'Oficina de Percussão Cajón Brasileiro' está com as inscrições abertas. 

O objetivo da oficina é desenvolver habilidades musicais e formar novos músicos, o curso oferecerá dez vagas gratuitas, os encontros ocorrerão semanalmente entre os meses de agosto e setembro, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. As inscrições serão realizadas até o dia 11 de agosto, unicamente pela internet, por meio do site

O projeto foi realizado com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP). Para participar da oficina, não é necessário ter o instrumento e nem conhecimento musical. O cajón é um instrumento em forma de caixa de madeira surgida no Peru Colonial onde os escravos africanos, separados de seus instrumentos de percussão pelos feitores da época, utilizaram-se desse instrumento para tocarem seus ritmos.

O projeto é uma iniciativa do luthier e percussionista Ruiter Castro, especializado em Cajón, coordenador e professor no Instituto Madeira de Lei e autor do livro 'O Cajón Brasileiro'. Ruiter, estudou na Escola de Música de Brasília no curso de Percussão Popular, atualmente é percussionista do Sertão de Cabo a Rabo, do grupo de música instrumental brasileira 'O Olho do Tucunaré' e do 'Roda Canindé', além de tocar com diversos artistas Tocantinenses como Juraildes da Cruz, Genésio do Tocantins, Dorivã, dentre outros. 

Ao final das oficinas, será realizada uma apresentação da Orquestra de Cajón, formada pelos estudantes da oficina e pelo grupo palmense de choro - Roda Canindé. O concerto será realizado em 30 de setembro, no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes. 

Serviço:

Oficina gratuita de Percussão - O Cajón Brasileiro
Data: quartas-feiras de agosto e setembro de 2023.
Local: Espaço Cultural José Gomes Sobrinho (Palmas - TO).
Público: jovens e adultos.
Pré-Requisito: não é necessário ter o instrumento e nem conhecimentos musicais.
Mais informações no Instagram - @ocajonbrasileiro