Promic: Projeto 'Circuito Oficineiro' tem primeira ação neste sábado, 29

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 28 de maio de 2021 às 17:44

Primeira oficina do projeto contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura acontece na região Sul da Capital e ainda tem vagas disponíveis

A primeira das quatro oficinas previstas no ‘Circuito Oficineiro – Oficina de Formatação de Projetos Culturais’ será realizada neste sábado, 29, das 13 às 18 horas, na sala de catequese da Capela Imaculada Conceição, da Paróquia São João Batista, na Arse 121. As demais oficinas serão realizadas nos dias 12, 19 e 26 de junho, no mesmo horário, em locais ainda a serem definidos. O Circuito Oficineiro tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Fundação Cultural de Palmas, que fomenta projetos artísticos, culturais e de cidadania com recursos financeiros do Fundo Municipal de Apoio à Cultura.

O responsável pelo projeto ‘Circuito Oficineiro’, Ronaldo Teixeira, informa que ainda há vagas para essa turma da Região Sul e que os interessados podem garantir a participação através de contato pelo whatsapp (63) 9 9230-3182.

O oficineiro explica que em virtude do quadro de pandemia vigente, todas as medidas em segurança em saúde serão adotadas nas aplicações das oficinas. “Teremos o distanciamento, o uso de máscaras e de álcool em gel na realização das oficinas”, ressaltando que para as outras turmas também há vagas.

Circuito Oficineiro

O projeto ‘Circuito Oficineiro prevê a capacitação de artistas e produtores culturais para formatação de seus projetos culturais dentro das coordenadas adotadas pelo Edital Promic, da Prefeitura de Palmas, do ProCultura, do Governo do Tocantins, seguindo o padrão do Sistema Nacional de Cultura (SNC), além de servir para outros editais da iniciativa privada ( a exemplo do Rumos Itaú Cultural, Vivo, Natura). Também são público-alvo do projeto, artistas das mais diversas áreas, como escritores, poetas, pintores, escultores, dançarinos, teatrólogos, artesãos. A idade mínima para participação é a partir de 16 anos.

Ronaldo Teixeira

Ronaldo Coelho Teixeira, poeta, escritor e jornalista cearense, radicado no Tocantins. Por quatro vezes foi ganhador da Bolsa Maximiano da Matta Teixeira, do Governo do Tocantins, com experiência na formatação de projetos nas áreas de música e literatura, tendo sido aprovado em editais tanto do setor privado como público, nas esferas municipal, estadual e federal, tais como Visuautoretrato, sobre a vida e obra do artista plástico Mauro Cunha (In Memorian), e Agenda Tocantina 2015; Dorivã “Folia Dourada” – Gravação de CD de Música de Chiquinho Chokolate. Projeto Meninos do São João, do cantor Dorivã; "Feira de Cá - Keila Lipe Interpreta Sucessos Tocantinenses nas Feiras de Palmas", também aprovado no Promic 2019.

Participou ativamente do movimento cultural em Gurupi e no Estado do Tocantins, desde à época de Goiás, atuando como conselheiro municipal de Cultura e presidente da Associação de Artes de Gurupi (AAG). Inclusive, emplacou um financiamento a fundo perdido de R$ 110 mil reais junto ao Governo Federal, para aquisição de equipamentos e instrumentos musicais para a Fundação Cultural de Gurupi em 2010, por meio da plataforma Siconv.

Serviço

O quê: Projeto aprovado no Promic ‘Circuito Oficineiro – Oficina de Formatação de Projetos Culturais’, de Ronaldo Teixeira, define data da primeira oficina em Palmas

Como: realização de oficinas com acesso gratuito

Onde: sala de catequese da Capela Imaculada Conceição (Paróquia São João Batista, quadra Arse 121 (1.204 Sul), Alameda 16, APM 10 e 11