Público lota auditório da ETI Padre Josimo para prestigiar apresentações do Faes 2022

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Ascom Semed | Publicado em 11 de dezembro de 2022 às 13:20

Modalidades música e dança deram o tom das apresentações dos alunos da rede municipal de ensino no sábado; encerramento do festival acontece nesta segunda, 12

Alunos da rede municipal de ensino de Palmas sobem ao palco nesta segunda-feira, 12, para as apresentações nas modalidades Poesia e Oratória, no encerramento do Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes 2022). No sábado, 10, o auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Tavares ficou pequeno para abrigar o público formado por familiares e professores/orientadores que foram prestigiar as produções artístico-culturais dos alunos. Com muita desenvoltura e presença de palco, os alunos/artistas deram show nas apresentações das modalidades Música e Dança, arrancando muitos aplausos e assovios de uma plateia vibrante e participativa que assistia ao espetáculo.

Durante toda a manhã do sábado, os alunos se revezaram no palco em mais de 40 apresentações musicais nas categorias Solo e Percussão. As performances foram avaliadas pela comissão de jurados composta pelo cantor e compositor Dorivã, pelo vencedor do Festival Talentos Gospel da TV Record, Matheus Reis, e pelo superintendente de Cultura do governo do Tocantins, o músico, cantor, compositor e instrumentista Relmivan Milhomem.

Mostrando que talento vem de berço, Guilherme Querem fez uma bela apresentação solo com um pout porri de música popular. Filho da cantora tocantinense Quésia Carvalho e neto do músico Braguinha Barroso, compositor da ‘Canção de Amor a Palmas’, Guilherme, que está concluindo o ensino fundamental na ETI Almirante Tamandaré, sagrou-se campeão na categoria Música Solo da faixa etária juvenil (12 a 17 anos). “Essa é a terceira vez que participo do festival. Nas duas edições anteriores fui campeão, uma vez na categoria banda vocal com colegas da minha escola e ano passado nessa mesma categoria que estou concorrendo hoje. Este ano estou aqui para buscar a vitória novamente”, disse, logo após se apresentar.

Quem brilhou no palco numa apresentação solo da música ‘Saber quem sou’, tema do filme ‘Moana’, foi Emilly dos Santos Costa, de 6 anos, aluna do Cmei Chapeuzinho Vermelho. A pequena arrancou muitos aplausos da plateia, em especial dos pais que acompanharam tudo. Orgulho, Lucas Costa, que filmava tudo, chorava de alegria ao ver a filha brilhar. “Valeu por todo o esforço que a gente teve preparando-a para fazer bonito aqui. Ver ela se apresentando para tanta gente, com essa desenvoltura, foi uma emoção muito grande que não tive como controlar”, disse.

Confira a galeria de imagens do terceiro dia do Faes 2022

Tarde de dança

A tarde do sábado foi reservada para mais de 50 apresentações da modalidade Dança. Alunos da escola anfitriã, a ETI Padre Josimo Tavares, abriram a tarde de espetáculos com a coreografia intitulada ‘Circle of life’, concorrente na categoria Dança Moderna/Contemporânea. Nessa categoria, a competição foi bastante acirrada, principalmente entre os grupos das ETIs Almirante Tamandaré e Eurídice Mello. De um lado, a encenação repleta de personagens de ‘Alice no país das maravilhas’, encenada pelos alunos da Tamandaré, e do outro, a apresentação cheia de ritmo e dança executada pelos alunos/artistas da ETI Eurídice, composta por seis casais que fizeram o público voltar no tempo com a coreografia ‘Anos 80/Anos do amor e das diversões dançantes’.

Victória Santos e Gabriel Mascarenhas, que estrelaram como casal principal da coreografiada ETI Eurídice, disseram que trabalharam muito para preparar o espetáculo. “Treinamos muito para chegar aqui e fazer bonito.  Acho que conseguimos, porque nossa apresentação foi maravilhosa e o público ficou bem feliz”, comemoraram.

Os pequenos também fizeram bonito no palco do Faes 2022, na modalidade Dança. A exemplo dos alunos do Cmei Lucas Ruan, que levaram para o festival um conjunto na categoria Popular/Folclórica enaltecendo a cultura das quebradeiras de coco babaçu. Composto por quatro meninas e um menino, o grupo encantou o público.

Outras centenas de crianças e adolescentes se revezaram no palco para mostrar seus talentos, não só buscando a aprovação dos jurados, mas, acima de tudo, pelo prazer de apresentar à sociedade as atividades de arte e cultura que são desenvolvidas no ambiente escolar da rede municipal de ensino de Palmas.

O corpo de jurados que avaliou as apresentações da modalidade Dança foi composto pela bailarina e professora de ballet baby e infantil Claudiana Rodrigues Silva, o dançarino e coreógrafo César Amorim, o graduando em Pedagogia e Educação Física Wellington Mota de Sousa, o professor, artista e pesquisador no curso de Educação Física da UFT Diego Ebling, e o dançarino e professor de danças urbanas Jerfferson Costa Pinto, mais conhecido como Jeff TJ.

Último dia do Faes

Nesta segunda-feira, 12, a partir das 8 horas, sobem ao palco do festival os alunos/artistas das modalidades de Poesia e Oratória. Nessa mesma data acontecerá também a premiação da modalidade de Artes Visuais que está com exposição das obras de desenho, pintura, escultura, colagem e fotografia produzidas pelos alunos inscritos no Faes 2022, montada na galeria Nila, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Confira aqui o resultado final do terceiro dia do festival.