Público palmense prestigia noite de apresentações de dança de alunos da rede municipal de ensino

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 14 de dezembro de 2022 às 14:55

O espetáculo ‘Arrepio’, da Cia Juvenil de Dança, foi a grande atração; cerca de 600 pessoas prestigiaram o evento realizado no Espaço Cultural

A Grande Praça do Espaço Cultural ficou lotada na noite desta terça-feira, 13, onde aconteceu a apresentação do espetáculo ‘Arrepio’, protagonizado pela Cia Juvenil de Dança, formada por alunos da rede municipal de ensino. Com a coreografia ‘Borboletas’, os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Romilda Budke abriram a programação da noite, emocionando o público presente, estimado em cerca de 600 pessoas. Alunos de oito unidades educacionais subiram ao palco, exibindo uma diversidade de movimentos artísticos em 11 números de dança. 

Segundo o professor e coreógrafo Fernando Faleiro, o espetáculo foi inspirado nos textos da artista circense Alarisse Mattar. Segundo ele, a ideia é propor uma reflexão sobre o automatismo da vida moderna. “Estamos correndo tanto na nossa vida cotidiana que não paramos mais para notar quando sentimos um arrepio com algo bom, uma emoção, uma alegria. O espetáculo é convite para respirar, parar e perceber o que está acontecendo, entender quando o momento se torna memória”, explica. 

Antes de subir ao palco, a pequena Isabele Gonçalves, de cinco anos, estava ansiosa para mostrar o resultado de seus ensaios. Ela, que é aluna do Cmei Romilda Budke, contou que gosta tanto das apresentações que em casa repassa toda a coreografia para seus familiares. “Eu fico em casa dançando, repassando os movimentos porque eu amo me apresentar, dançar e cantar. Você quer que eu mostre já como sei dançar e fazer estrelinhas?”, questiona empolgada, sendo contida pela mãe, a dona de casa Deijacy Pereira da Silva. “Ela gosta tanto que eu prefiro nem contar para ela com antecedência as datas das apresentações porque ela fica muito ansiosa, pois para ela não tem coisa melhor que participar desses espetáculos”, revelou.

Além dos pais e responsáveis pelos alunos que se apresentaram, prestigiaram também o espetáculo professores, coordenadores, diretores das unidades educacionais participantes, bem como toda equipe diretiva da Secretaria Municipal da Educação (Semed), como superintendentes, diretores e a titular da pasta, Fernanda Rodrigues. 

 

Cia Juvenil de Dança
O grupo iniciou suas atividades em 2015, na Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello, com a proposta de repensar o ensino de dança na escola. Além do compromisso social, o grupo propicia um lugar de troca e aprendizado artístico intenso entre os alunos e a comunidade. Atualmente a companhia oferta aulas de balé, jazz, danças urbanas e contemporânea nas escolas ETI Eurídice Ferreira de Mello, Escola Municipal Monteiro Lobato, Escola Municipal Anne Frank, ETI Padre Josimo, ETI Daniel Batista e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Romilda Budke.