Rede de energia elétrica de Palmas já cresceu 34,7 mil metros de extensão em 2017

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 20 de setembro de 2017 às 10:35

Investimentos da Prefeitura impulsionaram o crescimento da rede de baixa extensão e também a qualidade da iluminação na cidade; comunidade pode apontar problemas pelo aplicativo Alô Pequi.

Nos últimos anos a rede de iluminação pública da Capital tem passado por melhorias e ampliação com investimentos que fizeram aumentar em 34.700 metros a extensão de rede de energia em baixa tensão neste ano. As melhorias contam com a instalação de postes, troca de lâmpadas de luz amarela por de LED, que consomem 50% menos energia e possuem uma potência maior, possibilitando maior visibilidade; iluminação paisagística em rotatória; dentre outras melhorias que ampliaram a quantidade de pontos de iluminação na cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), por meio da Superintendência de Iluminação Urbana, os serviços de manutenção, ampliações e melhorias no parque de iluminação de Palmas, em 2017, seguem bem expressivos. Somente neste ano, 10.532 pontos de iluminação receberam manutenção e recuperação. A instalação de luminárias em quadras e avenidas por toda cidade chegou à marca de 2.370.

E para garantir que o sistema funcione com eficiência, a Superintendência conta com cerca de 40 pessoas em campo, distribuídas entre as equipes que trabalham durante o dia, à noite e nos plantões do fim de semana, além da parte administrativa e do almoxarifado. Até esta terça-feira, 19, foram realizados vários serviços (veja no quadro abaixo).

Importante destacar que, além do trabalho de levantamento de mapas, feito pela equipe noturna da superintendência em regiões específicas, identificando no mapa da quadra os pontos apagados, a população também pode contribuir e informar os locais que precisam de reparo na iluminação. Esse serviço pode ser solicitado por meio do aplicativo Alô Pequi, bem como pelo Call Center Iluminação, pelo número 2111-0617.

Finalização da iluminação da Praça da Arso 53;

·         Iluminação da Vila Olímpica para p Carnaval Palmas Capital da Fé 2017;

·         Instalação de circuito para ar-condicionado no Conselho Tutelar da Arno 33;

·         Iluminação do Parque Cesamar para comemoração da Páscoa;

·         Troca de luminárias no auditório do Parque do Povo;

·         Instalação de 49 postes e 80 luminárias em LED na Av. LO-09, entre a NS-10 e Teotônio Segurado;

·         Instalação de 31 postes e 46 luminárias em LED na Av. LO-31, entre a NS-02 e Teotônio Segurado;

·         Instalação de 45 postes e 68 luminárias em LED na Av. NS-04, entre a LO-27 e LO-31;

·         Iluminação da via de pedestre da Arse 21;

·         Instalação de iluminação do Arraiá da Capital;

·         Instalação de 13 postes e 16 luminárias em LED na Av. LO-09, entre a Teotônio Segurado e NS-02;

·         Instalação de 20 postes e 146 luminárias de LED na Praia da Graciosa.

·         Instalação de 10 postes e 20 luminárias em LED na Av. LO-03, Orla 14

·         Instalação de 10 postes e 20 luminárias em LED na Av. LO-06, Orla 14

·         Instalação de 127 luminárias em LED, 22 projetores e 47 postes no Parque dos Povos Indígenas e Avenida LO-04;

·         Iluminação da faixa de pedestre na Avenida NS-02 – ao lado do Extra;

·         Implantação de 15 luminárias em LED e 19 luminárias de vapor metálico na Praça dos Buritis em Taquaruçu;

·         Iluminação do 11º Festival Gastronômico de Taquaruçu;

·         Iluminação decorativa no Espaço Cultural.