Reunião define cursos para a cadeia produtiva de leite da Capital

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Redação Seder | Publicado em 09 de junho de 2022 às 17:52

Superintendente do Senar/TO, Rayley Luzza, se reuniu com o secretário Thiago Dourado e técnicos da Seder nesta quinta, 09

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder) recebeu na tarde desta quinta-feira, 09, a visita da superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/TO), Rayley Luzza, para discutir detalhes sobre dois cursos que irá promover em parceria com a instituição. O primeiro, Produção de Derivados de Leite, será realizado entre os dias 20 e 24 de junho; e o segundo, Inseminação Artificial em Bovinos, entre os dias 18 e 22 de julho. 

Os cursos são destinados a produtores de leite do município, assistidos pelo programa de Assistência Técnica e Extensão Rural-ATER da Seder. Para o secretário Thiago Dourado, o Senar tem um trabalho reconhecido na assistência e capacitação de produtores rurais e, “nossa intenção é estreitar as relações nas áreas em que temos afinidade, com a intenção de oferecer um serviço cada vez mais eficiente aos nossos pequenos produtores”, explicou.

Rayley Luzza destaca que o Senar já há algum tempo busca desenvolver um trabalho que atenda Palmas. “Vemos essas atividades como uma oportunidade de atender os produtores da Capital, em um trabalho conjunto com a prefeitura. Espero que possamos estender para outras áreas ligadas à produção agrícola também.” 

O médico veterinário da Seder, Cláudio Sayão Lobato, ressaltou que a pasta “busca fortalecer a cadeia produtiva do leite no município de Palmas, através de parcerias com instituições de ensino e pesquisa, promovendo a capacitação dos produtores locais, com a utilização de tecnologias já validadas, melhoramento genético dos rebanhos e profissionalização dos produtores."

Além dos cursos já marcados, a Seder e o Senar/TO estudam outras atividades voltadas à promoção da produção agrícola familiar local e ações para conservação de solo e água.