Saúde de Palmas assegura cuidados para a mulher em todas as etapas da vida

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus | Publicado em 08 de março de 2024 às 12:05

Serviços abrangem saúde reprodutiva, prevenção de doenças, exames e atendimentos médico e de enfermagem

No Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas destaca os serviços essenciais oferecidos às mulheres, visando promover sua saúde e bem-estar de forma abrangente para toda esta população. A porta de entrada são as Unidades de Saúde da Família (USF), em qualquer fase da vida, seja para um planejamento familiar, para exames preventivos, acompanhamento de gestação e muitos outros serviços adicionais à saúde da mulher.

De acordo com a secretária da Semus, Anna Crystina Mota, os serviços de saúde estão comprometidos com a equidade, visando atender às necessidades únicas das mulheres em diferentes fases de suas vidas. "Nossa abordagem se concentra na prevenção e no tratamento, oferecendo um atendimento abrangente e inclusivo. Cada etapa é vital para garantir que nossas usuárias se sintam verdadeiramente acolhidas dentro de nossa rede", destaca Anna. Ela ressalta que a saúde deve ser capaz de atender todas as necessidades das pessoas, levando em consideração suas realidades e ciclos de vida individuais.

A Rede Municipal de saúde de Palmas oferece uma série de serviços destinados exclusivamente às mulheres, visando não apenas a abordagem médica tradicional, mas também a promoção de uma saúde integral e preventiva. Entre os serviços oferecidos, destacam-se:

Planejamento familiar

A Semus disponibiliza atendimento especializado em planejamento familiar, oferecendo orientações, acolhimento e serviços relacionados à gestação e métodos contraceptivos. Isso inclui procedimentos como a laqueadura e a inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIU), garantindo opções seguras e adequadas para o planejamento reprodutivo.

Acompanhamento da gestação e familiar

Nas unidades de saúde as mulheres recebem acompanhamento especializado durante a gestação, incluindo orientações sobre métodos contraceptivos, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e suporte psicossocial para tomada de decisões relacionadas à saúde reprodutiva.

Exames preventivos e diagnósticos

A Semus dispõe de uma variedade de exames preventivos, incluindo o exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU) e exames de detecção precoce do câncer de mama, como a mamografia. Esses exames são fundamentais para a detecção precoce de condições potencialmente graves, possibilitando tratamento eficaz e salvando vidas.

Pré-natal e puerpério

Para as gestantes, a Semus garante o acesso ao pré-natal, que consiste em cuidados médicos e acompanhamento durante toda a gravidez, bem como suporte no período pós-parto. Isso inclui consultas regulares, exames físicos, ultrassonografias, orientações sobre cuidados pré-natais, parto e pós-parto, garantindo uma gestação saudável e segura.

Núcleo de Prevenção das Violências e Cultura de Paz (Nupav)

O Nupav, integrado à estrutura da Semus, desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e prevenção de violências contra as mulheres. O núcleo promove discussões, oferece suporte às vítimas de violência e fortalece a rede de proteção, visando garantir a segurança e o bem-estar das mulheres da comunidade.

Texto: Redação Semus