Saúde de Palmas informa que resultado de exame de macaco é negativo para febre amarela

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus | Publicado em 25 de março de 2022 às 16:11

O animal foi encontrado, em fevereiro, na região de chácara de Taquaruçu Grande e recolhido pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ)

O sagui (macaco) encontrado morto na região de chácara de Taquaruçu Grande, em quatro de fevereiro deste ano, passou por exames para determinar se estava infectado pelo vírus causador da febre amarela, mas o resultado divulgado nesta semana teve o laudo negativo para a doença.

As amostras do animal foram recolhidas pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas e encaminhadas para Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), onde foram avaliadas pelo Laboratório de Patologia Veterinária da Universidade de Brasília/DF e Laboratório do Instituto Evandro Chagas- IEC/PA, laboratórios de referência nacional do Ministério da Saúde para o diagnóstico de febre amarela.

O gerente da UVCZ em Palmas, Auriman Cavalcante, explica que exames diferentes são feitos nos laboratórios. "Para detectar se há ou não a presença do vírus, foram utilizados métodos como, histopatológico, RT-PCR em tempo real e imuno-histoquímica.

Auriman reforça que “a morte de um primata em determinada área é um dos indícios de circulação do vírus em regiões de mata e florestas e, portanto, um dos indicadores para a vigilância da doença”.

A UVCZ orienta a quem encontrar um macaco morto que comunique imediatamente à Unidade de Vigilância pelo telefone 3212-7918.