Saúde de Palmas marca presença na 17ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/Palmas | Publicado em 05 de julho de 2023 às 08:12

Juliete Oliveira é pesquisadora da Fundação Escola de Saúde Pública, escolhida como delegada para participar da CNS

Com a presença de seis mil representantes da sociedade civil, entidades, fóruns regionais, movimentos sociais e organizações, a 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) segue até esta quarta-feira, 5, em Brasília (DF). Dentre os delegados que estão participando do evento, destacam-se mais de 50 escolhidos para representar o Estado do Tocantins, incluindo a delegada eleita pela rede municipal de saúde de Palmas, a pesquisadora da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), Juliete Oliveira, que organizou e participou da Conferência Municipal de Saúde de Palmas e a Conferência Estadual de Saúde do Tocantins.

Segundo ela, essa oportunidade permite que Palmas seja ouvida e tenha voz nas discussões e tomadas de decisões sobre as políticas de saúde a nível nacional. A conferência, cujo tema é "Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia!", está sendo considerada uma edição histórica, marcada pela resistência e defesa da democracia, retomada da participação popular e do diálogo, além do combate ao preconceito e às desigualdades, com o objetivo de promover um Sistema Único de Saúde (SUS) mais inclusivo e universal.

Como delegada, Juliete está inserida no eixo temático que trata da gestão e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse eixo aborda questões cruciais para a organização do sistema de saúde, como a gestão de recursos, a garantia do acesso aos serviços, a qualificação da gestão e a articulação entre os diferentes níveis de governo”, explicou.

Nesta edição, a CNS busca a construção conjunta de políticas públicas e propostas que nortearão as ações e decisões do Governo Federal para o SUS nos próximos anos. A participação de Palmas e dos demais municípios tocantinenses têm sido fundamentais para trazer as demandas locais para a pauta nacional, buscando soluções coletivas que melhorem o sistema de saúde no estado e em todo o país.

Conforme o Ministério da Saúde, ao todo, 4.048 pessoas foram eleitas delegadas no Brasil para deliberar sobre 31 diretrizes e 329 propostas elaboradas em conferências municipais, estaduais e conferências livres. O resultado da etapa nacional será contemplado no próximo ciclo de planejamento da União, servindo de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027. “Espera-se que as discussões e propostas resultantes desse encontro contribuam para um SUS mais fortalecido e abrangente, com foco na garantia dos direitos à saúde e na promoção do bem-estar da população brasileira”, completou Juliete.