Saúde de Palmas realiza quase dois mil atendimentos no setor Santa Bárbara

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus / Edição: Denis Rocha | Publicado em 11 de março de 2024 às 09:47

Ação Mais Saúde oferta serviços da atenção primária e secundária

Em seis horas de duração da ação Mais Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) contabilizou 1.827 atendimentos em serviços da atenção primária e secundária para os moradores do setor Santa Bárbara e de regiões circunvizinhas. O evento foi realizado no último sábado, 9, na Escola de Tempo Integral (ETI) Santa Bárbara.

Além da triagem para verificação de diabetes e aferição de pressão arterial com 464 procedimentos realizados, os serviços mais procurados foram consulta com clínico geral (214), vacinação antirrábica (279), testagem de leishmaniose (93), atendimento oftalmológico (81), fisioterapia de reabilitação (69), dispensação de medicamento (44), avaliação bucal de endodontia para realização e canal e buco maxilo facial para extração e/ou cirurgia (43).

A maioria dos serviços disponibilizados eram porta aberta, ou seja, sem necessidade de agendamento, como atendimento para planejamento familiar para solicitação da vasectomia, laqueadura e inserção do dispositivo intrauterino (DIU), administração de vitamina A, teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Bolsa Família, coleta de papanicolau (PCCU) e avaliação de hanseníase e de motivação para o programa de tabagismo.

Os atendimentos especializados com urologista, ginecologista, ortopedista, gastroenterologista, angiologista, otorrinolaringologista, oftalmologista e psiquiatra eram prioridade para pacientes pré-agendados pelo Sistema de Regulação (Sisreg). Neste último sábado, 9, a Semus liberou ainda 50 vagas de demanda espontânea distribuídas entre as oito especialidades.

Vacinação antirrábica

A disponibilização de vacinação contra raiva em cães e gatos no final de semana também foi um sucesso. De acordo com a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), foram vacinados 835 animais somente neste último sábado, 9, nos sete pontos de vacinação escolhidos estrategicamente para dar assistência de norte a sul da Capital.

A aplicação estava disponível na Escola de Tempo Integral Santa Bárbara, mesmo local da ação Mais Saúde, e as Unidades de Saúde da Família (USFs) da Arno 41 (403 Norte), Deise de Fátima (Arse 13 - 108 Sul), Francisco Júnior (Arso 41 - 403 Sul), Albertino Santos (Arse 101 - 1004 Sul), Eugênio Pinheiro, localizado no setor Jardim Aureny I e Walter Pereira, em Taquaruçu.