Secretaria da Saúde busca parcerias com estabelecimentos particulares de imunização

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 09 de março de 2024 às 11:08

União permitirá melhor gerenciamento da cobertura vacinal em Palmas

Para ter um melhor gerenciamento das taxas de imunização em crianças e adultos em Palmas, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) iniciou nesta semana a busca por parcerias com estabelecimentos particulares de saúde que realizam aplicação de vacinas. A ideia é que, com a união, as clínicas possam atualizar o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e, assim, fornecer dados da cobertura vacinal desse público.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Meire Pereira, até o momento nove clínicas foram visitadas e uma foi habilitada para a parceria. “É um processo que exige algumas etapas de cadastros e documentação para validação do Ministério da Saúde e, assim, permitir que as doses administradas nesses estabelecimentos sejam incorporadas ao registro único nacional. A compactuação será muito vantajosa tanto para a gestão quanto para a população”, destaca.

Com a parceria e a habilitação para atualização das informações no sistema, a Semus conseguirá estudar e propor novas estratégias e campanhas de imunização em Palmas. Outro fator importante destacado pela diretora é que os dados também aparecerão em formato digital para o usuário pelo aplicativo ‘Meu SUS Digital’, antigo ‘Conecte SUS’.

Processo de habilitação

Para que a clínica seja habilitada, a sala de vacina e/ou estabelecimento deve ter o alvará sanitário de funcionamento vigente expedido pela Vigilância Sanitária (Visa), além do cadastro no Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES). Além disso, os profissionais de saúde precisarão de um cadastro atribuído à Palmas. Após essa primeira etapa, é tramitado o processo para aprovação pelo Governo do Estado e Ministério da Saúde.

Em sequência, a Central Municipal da Rede de Frio (Cemurf) Valéria Paranaguá, em Palmas, realiza uma visita técnica para verificação da situação e ambiência da sala de vacina e, caso tudo seja aprovado, a empresa poderá ser habilitada, sendo garantida a ela todo suporte e treinamento gratuito dos profissionais da Semus em relação ao uso e operação do sistema.

Como habilitar

As clínicas particulares que ainda não receberam a visita da Semus, mas tem interesse em firmar uma parceria com a Semus e habilitar o SI-PNI, podem procurar a Diretoria de Vigilância da Semus, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas, na sede da pasta, localizada na Av. Teotônio Segurado, quadra ACSU-SE 130 (1.302 Sul).

Texto: Redação Secom