Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas povoa unidade demonstrativa com 300 alevinos de pintado

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 15 de junho de 2020 às 14:55

Com estimativa de engorda média de dois quilos até o ponto de abate, os peixes devem ser colhidos entre os meses de maio e julho de 2021

A Unidade Demonstrativa de Piscicultura implantada pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, em uma propriedade rural na região do Tiúba, recebeu neste mês 300 alevinos de pintado. Após a etapa de povoamento, os peixes recebem atenção diária com cuidados quanto a alimentação, qualidade da água e controle de crescimento.

Com estimativa de engorda média de dois quilos até o ponto de abate, os peixes inseridos no tanque escavado de 1.551 metros cúbicos, devem ser abatidos entre os meses de maio e julho de 2021. A alimentação é feita no período noturno com ração específica para peixes de hábito alimentar carnívoro, que necessitam de grande quantidade de proteína.

Com orientação técnica da engenheira de aquicultura Maíra Zambonato Dorneles, e do agrônomo e secretário da Seder, Roberto Sahium, a Unidade Demonstrativa de Piscicultura recebe apoio financeiro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O objetivo é demonstrar aos produtores rurais o manejo, adaptações de cultivo da espécie ao clima de Palmas e os resultados obtidos com esse cultivo.

O proprietário José Costa, parceiro nesta iniciativa de piscicultura, está satisfeito com os trabalhos em desenvolvimento. “Há alguns anos produzi peixes, mas dado ao alto custo, principalmente em relação a contratação de assistência técnica, interrompi o trabalho. No ano passado dei os primeiros passos para retomar o cultivo”, informa.

Costa acrescenta que o diferencial dessa vez é a orientação recebida pela Seder. “A expectativa é operar em escala comercial. Por hora é o momento de aprender mais sobre o cultivo de peixes”, finaliza.