Secretário de Inclusão Social participa da III Conferência Nacional de Políticas de Promoção de Igualdade Racial

Secretaria Extraordinária da Inclusão Social

Autor: Malena Mota | Publicado em 06 de novembro de 2013 às 10:40

Palmas está representada na III Conferência Nacional de Políticas de Promoção de Igualdade iniciada ontem, 05, em Brasília. O secretário extraordinário da Inclusão Social, José Mamédio Oliveira, participa do evento que prossegue até amanhã, quinta-feira, 07, no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21.


A abertura oficial do evento contou com as presenças da Presidente Dilma Rousseff, e da ministra Luiza Bairros (Igualdade Racial), e deu início ao debate sobre o tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”. Essa conferência é a continuação de conferências realizadas nos estados e municípios, e que em Palmas aconteceu em julho deste ano.


O secretário ressalta que a conferência vai despertar nos participantes uma consciência mais crítica da realidade racial contemporânea. Mamédio que é neto de índios e negros e filho de turco destaca que “a ideia é estimular a reflexão sobre o convívio pacífico entre os povos através do respeito mútuo e do conhecimento para a conquista da paz”. Ele acredita que uma conferência como esta é um importante passo para a concretização de políticas públicas eficientes para a promoção da igualdade social.


Sobre o evento

Cerca de 1400 pessoas participam de um amplo debate em torno do tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo” na III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – III Conapir. O evento tem como principal objetivo reafirmar e ampliar o compromisso do Governo e da sociedade brasileira com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social no país.


Nos três dias de Conferência, a missão dos(as) participantes é apontar caminhos para a construção de um Brasil afirmativo, que considere a importância da inclusão racial nos processos de democratização e desenvolvimento do país. O debate acontece numa conjuntura favorável, com acúmulo de conquistas políticas, econômicas e sociais para o segmento negro que, pela primeira vez, representa oficialmente mais da metade da população (50,7%) por autodeclaração no último Censo do IBGE (2010).


A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR) e o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) coordenam a organização do evento, que terá 1.200 delegados e delegadas, além de 200 convidados. (Com informações da assessoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.)