Seder amplia atendimento ao pequeno produtor e recupera 5 mil quilômetros de estradas rurais

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 09 de janeiro de 2023 às 06:42

Incentivo à autonomia dos agricultores familiares é garantia de abastecimento do mercado de Palmas com produção local

Preparo e correção do solo, programa de hortas comunitárias, capacitação ao homem do campo, transporte de insumos, assistência técnica e extensão rural são ações elaboradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) para garantir a autonomia de produtores familiares e, consequentemente, o abastecimento do mercado de Palmas. E para isso acontecer, somente em 2022, já foram recuperados mais de cinco mil quilômetros de vias vicinais rurais, 58 novas estradas abertas, além da recuperação de bueiros, tudo isso, para facilitar o escoamento da produção.

Neste ano, como forma de ampliar a renda familiar, a Seder atendeu 500 famílias com o programa de hortas comunitárias. O programa também garante a essas pessoas uma alimentação mais saudável, além de oferecer uma atividade como forma de terapia ocupacional para adultos e idosos que estavam ociosos.

Para o secretário Major Negreiros a assistência técnica e extensão rural desenvolvida pela pasta tem ajudado muitos agricultores familiares a aumentar a renda, oportunizando àqueles que não teriam condições de arcar com os custos de assessoramento, preparo do solo e transporte de insumos. “Nossos produtores familiares têm um grande papel na economia da cidade e na qualidade do que vai para a mesa da sua população, uma vez que abastecem feiras, mercados e escolas municipais, por isso nossa preocupação em incentivar a autonomia deles”, destaca o secretário, mostrando que em 2022, foram atendidos 312 produtores com o preparo do solo, e que foram transportadas 620 toneladas de adubo e 632 de calcário para correção do solo.

Com o preparo do solo feito com tratores de grade aradora, encanteirador e calcareadeira, o agricultor Silvio Ribeiro viu seu negócio rural expandir. Ele que se intitula o maior produtor da região, cultivando 12 mil m² de mandioca e cheiro verde ressalta que: “consigo ter uma média de renda mensal de R$ 5 mil só com a produção nas minhas terras. Abasteço escolas e mercados”. Produtor há 20 anos, Ribeiro também afirma que isso foi possível graças à assessoria da Seder. “O trabalho das máquinas é muito importante, porque a mão de obra no campo é muito difícil, e 15 minutos de maquinário equivale a três dias de trabalho braçal”.

O atendimento que a Seder oferece vai além da agricultura e horticultura, abrangendo fruticultura, avicultura, bovinocultura de leite e corte, piscicultura, irrigação e agroindústria. Os técnicos vão in loco, e fazem o levantamento, propondo ao produtor tecnologias e técnicas adequadas a realidade encontrada, para que assim possa ter maior sucesso.

Outra preocupação da Seder é qualificar o homem do campo, e ao longo do ano 427 produtores passaram por capacitação, com uma agenda de cursos que atendeu todas as regiões produtoras no entorno de Palmas.