Seder apresenta o projeto Fazendinha do Calor Humano na Agrotins 2019

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Márcio Greick | Publicado em 06 de maio de 2019 às 14:17

Além do projeto modelo, técnicos da Seder também vão ministrar palestras durante o evento

Com o tema ‘Agropecuária de Atitude Sustentável’, a 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019) começa nesta terça, 07, e continua até sábado, 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, Km 23, saída para Porto Nacional.

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), participa do evento com um projeto modelo - a Fazendinha do Calor Humano.  A fazendinha é um espaço de destaque na feira de tecnologias agropecuárias sustentáveis atualmente empregadas na produção de alimentos com responsabilidade socioambiental.

Entre elas, tecnologias aplicáveis à criação de peixes de espécies amazônicas, na criação de aves domésticas e ovinos, na produção de verduras hidropônicas e ainda na geração de energia solar a serviço do homem do campo.

I Forúm de Pecuária Leiteira do Tocantins

Dentro da Programação Pecuária acontece o I Fórum de Pecuária Leiteira do Tocantins. No Forúm, o médico veterinário da Seder, Claudio Sayão, ministrará palestra sobre a ‘Ocorrência de Resíduos de Antibióticos no leite recebido em indústrias da região metropolitana de Palmas’ no dia 08, às 9 horas, no auditório da Pecuária/Portal da Pecuária.

IV Dia de Campo Especial de Avicultura Caipira

E, no dia 10, às 8 horas, no Pavilhão da Ruraltins, acontece o IV Dia de Campo Especial de Avicultura Caipira. Na oportunidade o médico veterinário da Seder, Claudio Sayão, proferirá palestra sobre ‘Manejo Sanitário de Aves Caipiras.’

Fazendinha do Calor Humano

Na sede da fazendinha ainda é possível conferir os resultados de projetos-piloto realizados em Palmas para emprego do capim capiaçu, uma espécie clonada do capim elefante, na pecuária leiteira também serão destaques entre as técnicas que serão demonstradas.

Será demonstrado também como o pequeno produtor pode conseguir, em uma construção de baixo custo, conforto térmico e baixo impacto ao meio ambiente, graças a técnicas de mitigação e manejo de resíduos líquidos e sólidos.

Além destes, outros projetos realizados pela parceria da Seder com a Secretaria Municipal de Educação, a Fundação de Meio Ambiente (FMA) e a Secretaria Municipal de Captação de Recursos e Energias Sustentáveis serão apresentados na feira.