Seder atende 250 produtores da zona rural no primeiro trimestre do ano

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Luís Felipe da Silva Alves - estagiário sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom | Publicado em 21 de março de 2023 às 07:48

Eles recebem apoio para preparo do solo com tratores e encanteirador

Nos primeiros três meses de 2023, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) já atendeu a 250 solicitações de pequenos agricultores familiares das zonas rurais de Palmas, com o preparo de mais de 263,7 mil hectares de solo com grade aradora, encanteirador para o plantio de hortaliças, mandioca, milho e outras culturas.

A ação faz parte do programa de assessoramento rural desenvolvido pela pasta, que visa fomentar a produção de agricultores que não teriam condições financeiras de comprar ou alugar trator e implementos.

E para fortalecer o setor, garantindo maior produção, a secretaria presta assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares, com atendimento na área de horticultura, fruticultura, avicultura, bovinocultura de leite e corte, piscicultura, irrigação e agroindústria.

Em Palmas, os produtores familiares têm um grande papel na economia da cidade e na qualidade do que vai para a mesa da sua população, uma vez que abastecem feiras, mercados e escolas municipais.

Como receber o assessoramento

Para receber o assessoramento, os produtores que se enquadram como agricultores familiares devem procurar a Seder para cadastro e confecção do projeto produtivo, daí então será expedida a ordem para execução. Não há cobrança de qualquer contrapartida pela oferta do serviço de preparação de solo e da assistência técnica. Basta comprovação de produção da pequena propriedade.