Seder atende dez produtores de hortifruti com gradagem e encanteiramento

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 28 de abril de 2023 às 09:32

Assistência rural a hortas comerciais fortalece abastecimento de alimentos aos palmenses

Com o objetivo de fortalecer a produção agrícola em Palmas, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) oferece assistência aos produtores de hortaliças da região. Neste ano, dez hortas comerciais estão recebendo a assistência rural com encanteiramento e gradagem do solo, e por vezes transporte de insumos como calcário e adubo. A produção dessas hortas é responsável por abastecer boa parte dos mercados, feiras e escolas municipais com alimentos frescos.

Para esses produtores, a assistência da Seder é fundamental para manter as hortas em funcionamento e garantir a produção de alimentos de qualidade para a população. “Sem a assistência do trator não teria condições de produzir em grande quantidade”, enfatiza o produtor José Maciel Araújo, que está começando um novo projeto de horta comercial em três hectares na região de Taquaruçu Grande, onde serão plantados alface, abobrinha, pepino e maxixe. Ele espera produzir 40 caixas de hortifruti por semana, com uma média de rentabilidade de R$ 2.500 por mês.

Outro agricultor assistido é Manoel Almeida Rodrigues, que devido ao preparo dos canteiros conseguiu ampliar sua produção. “Com os canteiros prontos vai ser possível ampliar a produção e continuar vendendo para os clientes”, diz, lembrando que é produtor há 10 anos e há seis recebe assistência técnica da Seder. "Sem as máquinas seria inviável abastecer seis mercados na cidade, uma vez que não faltam clientes" conclui. Nos canteiros feitos com o maquinário da prefeitura, ele produz com a ajuda do filho e de dois cunhados, alface, couve, rúcula, cheiro verde, jiló, maxixe e pimenta-de-cheiro.

Segundo os atendidos, a assistência da Seder é fundamental para garantir a sobrevivência de suas hortas comerciais e a oferta de alimentos frescos e saudáveis para a população de Palmas. Para eles o alto preço da hora de trator, somado à dificuldade de mão de obra, torna inviável a produção de alimentos em larga escala sem o apoio do poder público.

A iniciativa da Seder é um exemplo de como o poder público pode contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar e a oferta de alimentos saudáveis para a população. E para fortalecer o setor, garantindo maior produção, a Seder também oferece assistência técnica e extensão rural ao agricultor familiar, com atendimento que vai além da horticultura, abrangendo agricultura, fruticultura, avicultura, bovinocultura de leite e corte, piscicultura, irrigação e agroindústria. A diretora Operacional de Máquinas Agrícolas, Daniella Neves de Oliveira, acrescenta que técnicos da pasta fazem o levantamento da área e propõem tecnologias e técnicas adequadas à realidade encontrada, para que o produtor possa ter maior sucesso.