Seder entrega insumos para as famílias da Horta Comunitária da Arso 131

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 13 de dezembro de 2019 às 12:54

Na semana que vem será iniciado o plantio com mudas e das sementes distribuídas, com acompanhamento técnico da Seder

Seguindo com a programação de assistência técnica para as famílias que receberam canteiros na Horta Comunitária da Arso 131, a Prefeitura de Palmas, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), promoveu na manhã desta sexta-feira, 13, a entrega de 200 quilos de adubo químico NPK 5-25-15,  200 quilos de calcário filler, 40 pacotes de coentro, dois quilos de alface, um quilo de salsa e um quilo de rúcula.

E os trabalhos não pararam por aí, os técnicos da Seder que acompanharam a entrega, colocaram a mão na massa e mostraram como aplicar corretamente o calcário e adubo, bem como uma breve orientação sobre o plantio de cada tipo de hortaliça. Na semana que vem será iniciado o plantio com mudas e das sementes distribuídas, que contará novamente com acompanhamento técnico da Seder.

Os novos horticultores também conheceram sobre seus direitos e deveres constantes no Regimento Interno das Hortas de Palmas, importante documento que auxilia na dinâmica diária dos espaços.

Entusiasmado e já seguindo as orientações recebidas, o idoso Sebastião Ferreira Carneiro, de 63 anos, quer tirar da terra alimentos para seu consumo, além de conseguir uma renda extra, já que vive de trabalhos esporádicos e sua renda não é fixa. “Desde os 10 anos de idade eu trabalho na roça. Aqui eu vejo uma boa saída para melhorar minha vida, além de ser um espaço para ocupar minha mente”, celebra.

Já a cozinheira Rosineide Pereira dos Santos, de 33 anos, que tem uma pequena horta em casa, garante que na área de 20m² que recebeu para o cultivo das hortaliças será bem aproveitada. “Quero vender alface, cebolinha, cheiro verde e tudo que conseguir produzir. Estou bastante satisfeita com o apoio recebido, pois a Prefeitura está preocupada com todos os passos que daremos e estão nos orientando para que seja um sucesso”, enaltece.

O secretário da Seder, Roberto Sahium, adianta que o local contará também com iluminação, para que as famílias que não puderem cuidar de seus canteiros durante o dia, aproveitem a noite com segurança para colocar tudo em ordem. “Essa horta era uma demanda da comunidade e vimos nisso uma oportunidade de geração de renda, a exemplo das demais que temos na cidade. Além disso, toda a comunidade no entorno será beneficiada, pois ocupamos um espaço antes ocioso e demos um novo significado para ele”, explica Sahium.

Edição: Iara Cruz