Seder leva assistência técnica à associação de chacareiros do São João I e Jaú

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 21 de setembro de 2022 às 09:30

Reuniões realizadas nesta terça e quarta-feira, 20 e 21, tiveram como foco cadastrar e mapear a necessidade de cada cadeia produtiva

Técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) estiveram reunidos com os produtores da agricultura familiar das Associações de Chacareiros do São João I e do Jaú, terça e quarta-feira respectivamente, para cadastrá-los e mapear as necessidades de assistência técnica de cada produtor. O trabalho de assessoramento rural é desenvolvido pela Seder em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Durante a reunião, os técnicos ouviram as demandas dos agricultores e explicaram como funciona a assessoria rural. Na primeira etapa, a Seder faz o cadastro do agricultor, depois um técnico vai ao local verificar as necessidades e fazer as sugestões para a melhor produção da cultura.  Para o presidente da Associação dos Chacareiros do Jaú, Moacy Parente, o que mais os produtores da região precisam é do maquinário e do transporte do calcário para correção do solo. “Isso vai melhorar muito a nossa produção”. Hoje com 68 anos, Moacy diz que é agricultor desde os 10 anos e sempre foi apaixonado pelo cultivo da terra.

“Além da assistência, a Seder faz a análise do solo, busca o calcário para correção, uma vez que o transporte fica de 4 a 5 vezes mais caro que o próprio produto. E com os produtores organizados fica mais fácil do maquinário e os fertilizantes chegarem até o local, pois otimizamos o deslocamento”, afirma o diretor de Assistência Técnica Rural, Marco Aurélio. Para ele, esse é um dos gargalos dos produtores. “Por isso estamos fazendo esse enfrentamento, para que os produtores não deixem de cultivar e produzam cada vez mais”.

A prefeitura oferece ao produtor duas horas para cada maquinário, com grade aradora, encanteirador e calcareadeira. O valor da análise do solo é subsidiado pelo poder público municipal, para que o produtor tenha condições de pagar.

Mercado agropecuário na Capital

O diretor destacou ainda aos chacareiros a grande vantagem que é produzir em Palmas, devido ao grande mercado consumidor. “Boa parte dos produtos vendidos hoje aqui vêm de fora, e precisamos preencher essa lacuna. A rede municipal e estadual de ensino também é outro grande mercado, e por isso, fizemos uma parceria com o Sebrae para preparar o produtor para fornecer seus produtos para esse setor."

Para a zootecnista e gerente de assistência técnica do Senar, Klisia  Cristina Oliveira, Palmas tem muita vantagem se comparada a outras regiões do Tocantins. “Temos uma facilidade na logística, na aquisição de insumos, e um mercado em crescimento. Tudo que se planta aqui, vende. Por isso essa parceria, para podermos alavancar a produção e a renda dos nossos produtores rurais."