Seder leva minicurso de Olericultura para custodiados da Casa de Prisão Provisória de Palmas

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Lia Mara | Publicado em 13 de junho de 2022 às 18:39

Evento abordará os principais aspectos para implantação de uma horta e escolha de espécies

Será realizado nos dias 15 e 16 de junho, Minicurso de Olericultura, fruto de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) e a Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP Palmas). A capacitação, para os custodiados da CPP, com duração de seis horas abordará os principais aspectos para implantação de uma horta, escolha de espécies para cultivo, condução das culturas e controle biológico de pragas e doenças de hortaliças. As aulas acontecem das 14 e 17 horas.

De acordo com informações da monitora de projetos da CPP, Amanda Nunes, atualmente existe uma horta na unidade prisional, em que seis pessoas privadas de liberdade estão trabalhando. Ainda de acordo com ela, o curso foi solicitado pela CPP, que vê nessa capacitação a oportunidade de melhorar a compreensão das técnicas utilizadas pelos detentos. “Temos hoje um público sedento de conhecimento. Eles gostam de trabalhar na horta e precisam aprender mais, por isso procuramos a Seder, pois tem profissionais capacitados para nos ajudar e nossa expectativa é muito, pois só temos a ganhar com isso”, finalizou Nunes.

O técnico em agropecuária da Seder, Luiz Antonio Santana Neto, responsável por ministrar as aulas no minicurso, explica que a intenção é oferecer aos detentos que trabalham na horta, a possibilidade de ampliar seu conhecimento na atividade. “Já existe a estrutura, então queremos auxiliar na correção de algumas técnicas que estão sendo utilizadas, que acabam prejudicando a produção das hortaliças. Além disso, é importante fortalecer a produção de alimentos saudáveis, com a utilização de controle alternativo”, destacou Santana Neto.

A programação do minicurso prevê aula teórica, quando serão apresentados conceitos e técnicas básicas sobre a horticultura, e uma aula prática, com demonstração de semeadura em canteiro e de práticas culturais, utilizadas no desenvolvimento e condução das plantas.