Seder prepara Fazendinha Calor Humano para a Agrotins 2020

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 12 de março de 2020 às 09:18

A expectativa é de que até final

As atrações que serão apresentadas em 2020 na Fazendinha Calor Humano durante os cinco dias de realização da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) seguem em plena execução. Com o tema Cerrado Sustentável, a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder) planeja espaços voltados para a agricultura, pecuária, piscicultura, avicultura, dentre outras áreas essenciais para o desenvolvimento econômico do Tocantins, em especial para a agricultura familiar.

A Fazendinha é um espaço fixo dentro do Centro Agrotecnológico de Palmas, e sob responsabilidade da Prefeitura de Palmas. Durante todo o ano os técnicos da Seder utilizam o espaço para o plantio de alimentos destinados a escolas de Palmas, por meio do programa Roça para as Escolas. Com a aproximação da Agrotins, os trabalhos são intensificados para que o homem do campo veja de perto boas práticas que podem ser implementadas em suas propriedades.

Neste ano a Seder ampliou a área cultivada em dez hectares. Uma das novidades é o cultivo de arroz variedade BRS 501 Cultivar, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com alto poder produtivo e resiste a pragas.

Além do arroz, o local também conta mandioca de mesa em um espaço de 1,5 hectare, um hectare de abóbora e melancia, três mil metros quadrados de cana-de-açúcar, dois mil metros de banana, meio hectare de mandioca industrial. Por meio de uma parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), também será plantado feijão caupi em um hectare.

A expectativa é de que até final de abril a programação oficial da Fazendinha Calor Humano seja apresentada oficialmente pela Seder.