Seder promove visita à unidade assistida do projeto Balde Cheio para fomentar agricultura familiar

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 10 de março de 2023 às 10:03

Agricultores locais e universitários de medicina veterinária puderam conhecer técnicas de manejo e outras metodologias para melhoramento da produção de leite

Com o objetivo de incentivar a agricultura familiar e mostrar os resultados alcançados pelo projeto Balde Cheio, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) promoveu na manhã desta sexta-feira, 10, um dia de campo na fazenda Buritizal. Durante a visita, agricultores locais e universitários de medicina veterinária puderam conhecer técnicas de manejo para a criação de gado de leite, além de algumas metodologias para melhoramento da produção, com sustentabilidade. 

O local é uma unidade assistida pelo projeto Balde Cheio que tem a parceria da Prefeitura de Palmas e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). No encontro, o técnico da Embrapa, Júnior Colombo, falou aos visitantes sobre a importância de ter parte da pastagem irrigada para melhor produção de leite. “A grande vantagem de processos com irrigação é que o produtor consegue uma constância de alimentação, principalmente aqui no Tocantins, onde temos temperaturas muito elevadas”. 

Já o gerente de agroenergia da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Seagro), Reginaldo Novais, apresentou uma palestra sobre biodigestores sertanejo para pequenos produtores, uma técnica que tem sido cada vez mais utilizada para produzir gás, energia e biofertilizantes a partir dos resíduos dos animais. Ele explicou como funciona o processo e quais são os benefícios para os produtores.

Os produtores também tiveram a chance de aprender sobre a criação de bezerras, uma etapa fundamental na produção de leite. A zootecnista da fazenda, Hagnys Alves, apresentou técnicas para melhorar o desenvolvimento das bezerras e garantir um bom desempenho na produção de leite. “Somos a primeira unidade no Tocantins a utilizar a técnica de separação das bezerras das vacas”, segundo ela o método tem dado resultados positivos na produção e desenvolvimento das bezerras.

Além disso, os participantes tiveram acesso a informações sobre a gestão econômica e zootécnica da unidade. O diretor de assistência rural da Seder, Cláudio Sayão, mostrou que com boas práticas é possível ter uma gestão eficiente e aumentar a rentabilidade da produção de leite, no entanto esse retorno é gradual com o tempo e ajuste na alimentação. 

Por fim, os produtores puderam conhecer de perto a produção de leite para pequenos produtores, uma das atividades da fazenda Buritizal, que também cria gado de corte. A unidade produz queijo e manteiga artesanal, além de leite diariamente.