Seder promove visita na unidade demonstrativa do programa Balde Cheio nesta quinta, 07

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Deni Rocha | Publicado em 06 de julho de 2022 às 12:23

Programação contará com participação do coordenador nacional do programa

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder) promove nesta quinta-feira, 07, uma visita guiada na Unidade Demonstrativa do programa Balde Cheio, em Palmas, localizado no Sítio Estiva, no distrito de Taquaruçu. A visita terá a presença do coordenador Nacional do Programa, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), André Novo, e do gestor Regional da Embrapa, Claudio Barbosa.

A unidade demonstrativa está instalada na propriedade do senhor Anízio Moura Filho. O médico veterinário da Seder, Cláudio Sayão, explica que em Palmas o Balde Cheio conta com uma unidade demonstrativa e seis assistidas. A demonstrativa recebe visita do médico veterinário credenciado da Embrapa, Júnior Colombo, a cada quatro meses, com apresentações de aulas de orientação, capacitação e assistência técnica rural, para os proprietários de todas as unidades.

Segundo a Embrapa, o Balde Cheio é uma metodologia de transferência de tecnologia que tem o objetivo de capacitar profissionais da assistência técnica, extensão rural e pecuaristas em técnicas, práticas e processos agrícolas, zootécnicos, gerenciais e ambientais. As tecnologias são adaptadas regionalmente em propriedades que se transformam em salas de aula. Estas são monitoradas quanto aos impactos ambientais, econômicos e sociais no sistema de produção após a adoção das tecnologias.