Seder realiza capacitação para operadores de máquinas

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 27 de março de 2019 às 09:10

Serão três módulos sobre assuntos como conservação do solo, fatores externos erosão do solo e vida útil de estradas

Na manhã dessa segunda-feira, 25, operadores de máquinas que atuam na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural iniciaram uma capacitação sobre conservação do solo e estradas vicinais oferecida pelo próprio órgão. Cerca de 20 operadores participaram deste que é o primeiro dos três módulos que compõem o curso que está sendo ministrado pelo engenheiro civil Luiz Marques Couto Damasceno e pelo agrônomo e secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium.

O primeiro módulo abordou manutenção de estradas vicinais e conservação de cursos de água na zona rural, erosão do solo e dos leitos das estradas, assoreamento de cursos de água, assoreamento de reservatórios e redução de seu volume útil e enchentes/enxurradas.

“Nos próximos módulos trataremos de redução dos custos e vida útil das estradas, técnicas de manutenção de estradas e conservação do solo em zona rural”, explicou Sahium, acrescentando que todos os anos a Prefeitura realiza capacitações semelhantes para melhor atender os moradores que necessitam destes reparos nas estradas rurais.

Melhor Caminho

O  patrolamento e a conservação das estradas rurais de Palmas fazem parte do Programa Melhor Caminho que é desenvolvido pela Seder desde 2013 e abrange a recuperação de mais de 4 mil km de estradas vicinais do município beneficiando mais de 6 mil chacareiros.

As ações de conservação de solo desenvolvidas pelo Melhor Caminho estão diretamente ligadas à proteção das micro-bacias hidrográficas responsáveis pela água potável que abastecem cerca de 80% das moradias da Capital. As ações são realizadas envolvendo os produtores rurais, de forma a promover o aumento da produção e da produtividade, evitando o desgaste e o empobrecimento do solo.

Revisão e postagem: Iara Cruz