Segunda edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas será realizada no Canadá

Secretaria Municipal Extraordinária dos Jogos Indígenas

Autor: Redação Secom | Publicado em 30 de outubro de 2015 às 17:40

A segunda edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas será realizada no Canadá e está prevista para acontecer em 2017. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, 30, durante fórum realizado na Oca da Sabedoria, com a participação de líderes das etnias brasileiras e estrangeiras participantes dos jogos.

Um dos articuladores dos jogos, Marcos Terena, anunciou outras resoluções. “Vamos criar o Conselho Internacional dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que será formado por líderes de vários países, homens e mulheres, alguns estão presentes aqui. Conforme o anseio das lideranças, a sede do conselho será no Brasil e o ITC será a base desse conselho”, destacou.

Na ocasião, Terena passou ao líder do povo Cree, do Canadá, Willie Little Child,  o comando o nomeando como embaixador dos jogos. Ao receber o comando, Litlle Child agradeceu os brasileiros por darem início à jornada dos jogos e ressaltou, “Os jogos são a celebração da vida através da riqueza da nossa cultura e tradições. Obrigado por partilharem conosco um pouco da sua cultura e tradições”.

Willie ainda ressaltou que ao retornarem ao Canadá farão uma cerimônia sagrada para definição da data e local do evento. “Desde já temos o apoio dos irmãos dos Estados Unidos e vamos receber a todos vocês com toda honra e alegria com a qual nos receberam aqui. Obrigado e desde já convido todos para os segundos Jogos dos Povos Indígenas no Canadá”.

Marcos Terena ainda agradeceu a todos os envolvidos, aos voluntários e à cidade sede. “Obrigado ao município de Palmas e a todos os moradores que nos receberam tão bem e agora também são nossos irmãos”.

Bosque

Durante a cerimônia Marcos Terena informou que neste sábado, 31, os  participantes do evento farão o plantio de 200 mudas de árvores nas margens do ribeirão Taquarussu Grande, próximo onde foram realizadas as provas de canoagem e natação. O local será chamado Bosque dos Povos Indígenas.

“Vamos deixar para o homem branco o exemplo de educação ambiental e respeito à mãe terra”, ressaltou Terena.