Semed atualiza catálogo de cursos online e gratuitos na plataforma Palmas Home School

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed | Publicado em 12 de abril de 2024 às 13:42

Alta procura por capacitações e especializações entre servidores da pasta motivou atualização

Capacitar para melhor atender já é uma prática na Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), e com a publicação da Lei Nº 3.066, que trata da revisão geral anual dos vencimentos e subsídios dos servidores públicos da administração direta e indireta do Poder Executivo Municipal, no último dia 03 de abril, a procura por cursos de capacitações e especializações aumentou entre os servidores da pasta, o que fez com que a Semed atualizasse o Catálogo de cursos online, gratuitos e com certificação, disponível na plataforma Palmas Home School.

A reciclagem contínua é primordial para superar os desafios diários enfrentados pelos servidores dentro das unidades escolares, em todos os setores e funções que a compõe. E a inclusão digital é um compromisso da educação municipal de Palmas, o que é respaldado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece, em sua 5ª Competência Geral, a promoção do desenvolvimento de competências tecnológicas. Ao promover uma educação inclusiva, a Semed não apenas cumpre com as diretrizes nacionais, mas também prepara alunos para enfrentar os desafios do mundo digital.

Já são mais de 60 cursos escolhidos estrategicamente para promover uma educação inclusiva e de qualidade. No contexto pedagógico, terão acesso a métodos inovadores e estratégias eficazes para atender às necessidades individuais de cada aluno, demanda e setor.

Além disso, servidores serão capacitados a integrar o avanço tecnológico e as metodologias ativas, enriquecendo ainda mais suas práticas. No âmbito administrativo, os cursos foram selecionados para promover uma compreensão abrangente da legislação pertinente à administração pública. Com ênfase nas recentes leis de licitações e contratos, como a Lei nº 14.133/2021, serão capacitados a conduzir processos de forma ética, transparente e em conformidade com a legislação vigente.

No que diz respeito à legislação recente referente à Educação Especial, destacamos a Lei nº 13.146/2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Essa legislação reforça o direito à educação inclusiva e estabelece diretrizes para garantir o acesso, a permanência e o sucesso dos alunos com deficiência no ambiente escolar.

É importante ressaltar que a atualização profissional oferece uma série de benefícios, tais como: maior eficácia no desempenho das atividades ao adquirir novos conhecimentos e habilidades; adaptação às mudanças de um mundo em constante evolução, em que a atualização profissional é essencial para acompanhar as mudanças tecnológicas, metodológicas e legislativas que impactam diretamente o ambiente de trabalho e melhoria da qualidade do serviço, ao aplicar os conhecimentos adquiridos nos cursos os profissionais  elevam a qualidade do ensino e da gestão educacional, beneficiando toda a comunidade escolar.

O catálogo está disponível na ferramenta Palmas Home School.

Texto: Semed