Semed realiza consulta pública para construção do Currículo da Alfabetização e Letramento na idade certa

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed / Edição: Denis Rocha | Publicado em 11 de abril de 2024 às 09:43

Sociedade palmense pode opinar sobre parâmetros curriculares adotados para alfabetização das crianças

A Secretaria Municipal da Educação realiza consulta pública do Currículo da Alfabetização e Letramento, para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, disponível até o dia 10 de maio. Durante trinta dias, comunidade escolar, Associação Comunidade e Escola (ACE), professores e supervisores das unidades educacionais que ofertam o ciclo escolar de alfabetização, poderão participar da construção do processo metodológico que norteará a prática docente nos anos subsequentes. O formulário para a coleta das contribuições pode ser acessado aqui.

A consulta visa construir o Currículo da Alfabetização e Letramento de forma colaborativa, transparente e democrática. A sociedade palmense tem agora a oportunidade de opinar sobre os parâmetros curriculares que serão adotados para a alfabetização das crianças nos dois primeiros anos do ensino fundamental visando garantir que elas sejam alfabetizadas na idade certa, bem como a formação de crianças autônomas, criativas e críticas, que saibam exercer sua cidadania ativa.

Encontram-se disponíveis para colaboração sete componentes da base comum curricular. O primeiro, trata dos marcos legais e teóricos, enquanto os demais são destinados à organização de acordo com a área do conhecimento: Linguagem (Língua Portuguesa, Arte e Educação Física); Ciências Naturais (Ciências); Ciências Humanas (Geografia e História) e da Matemática (Matemática). Neles, constam as orientações para o processo de ensino e aprendizagem, bem como das práticas pedagógicas em sala de aula.