Semed realiza treinamento do Censo Escolar Módulo Situação do Aluno

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Secom - Redação | Publicado em 02 de fevereiro de 2024 às 12:56

Secretários escolares devem declarar os dados referentes à Situação do Aluno a partir do início de fevereiro pelo Sistema Educacenso

A Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) realizará na terça-feira, 6, o treinamento presencial com secretários e secretárias das unidades educacionais sobre o preenchimento do Censo Escolar, referente ao ano letivo de 2023, com orientações para o módulo “Situação do aluno”. Esta etapa é fundamental, pois os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e divulgação dos dados das avaliações realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O treinamento será dado pela equipe técnica responsável pelo Censo Escolar na Semed.

Para que seja bem-sucedida, durante o treinamento, os servidores receberão orientações de como devem declarar no Sistema Educacenso as informações referentes ao rendimento e à movimentação dos alunos ao final do ano letivo de 2023. O rendimento do aluno consiste nas informações referentes à condição de aprovado ou reprovado. Já os dados sobre movimento englobam as seguintes situações: transferido, deixou de frequentar ou falecido.

A coordenadora do Censo Escolar na Semed, Ana Paula Lino, ressalta que a formação é fundamental para que os técnicos executores estejam seguros na realização dessa etapa. “Na formação, vamos repassar todas as orientações pertinentes à inserção dos dados da maneira correta, no sistema do Educacenso, ou seja, vamos capacitar de forma prática e efetiva, mostrando como o sistema funciona, inclusive, visualmente mostrando os campos a serem preenchidos e tirando as dúvidas dos servidores”, explica a coordenadora.

Todas as escolas do Brasil deverão preencher as informações sobre o alcance dos requisitos de aproveitamento escolar e de frequência dos estudantes declarados na primeira etapa do Censo Escolar 2023. O Censo Escolar é crucial para compreender a situação educacional do Brasil. A partir do Censo são calculados indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), taxas de rendimento e fluxo escolar, distorção idade-série, entre outros. Esses dados auxiliam no monitoramento do desenvolvimento da educação brasileira e orientam as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

Censo Escolar

Dividido em duas etapas, o Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica. Ele é coordenado pelo Inep e realizado em formato colaborativo entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

Matrícula inicial – Primeira Etapa

Na primeira etapa, são coletadas informações sobre escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional e tecnológica, com base na realidade das escolas na data de referência do Censo Escolar, última quarta-feira do mês de maio.

Situação do aluno – Segunda Etapa

A segunda etapa do Censo Escolar (Situação do Aluno) tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento escolar, ao final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na primeira etapa de coleta. Para fornecer informações sobre rendimento do aluno no Sistema Educacenso, a escola declara a condição de aprovado ou reprovado. Há também outras situações em que o aluno pode se encontrar e que indicam o seu movimento, são elas: transferido, deixou de frequentar ou falecido.

Coleta de dados da situação do aluno: 01/02/2024 até 11/03/2024;

Divulgação preliminar no Sistema Educacenso: 01/04/2024;

Retificação: 01/04/2024 até 15/04/2024;

Divulgação dos dados finais: 10/05/2024.

Texto: Semed