Semus apresenta ao Ministério da Saúde estratégias de imunização de Palmas para 2024

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus | Publicado em 15 de março de 2024 às 13:33

Vacinação em escolas municipais integra parte do planejamento deste ano, assim como oferta de vacina em horários e dias extras à rotina das salas de vacinação

Na manhã desta sexta-feira, 15, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) apresentou as ações de imunização planejadas para 2024 no âmbito municipal, além do compartilhamento sobre os avanços no processo de imunização em Palmas. A apresentação ocorreu durante reunião técnica com representantes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO).

Dentre as estratégias para 2024 estão atividades de vacinação em escolas municipais, reforço da imunização na zona rural, ampliação das ações em dias e horários alternativos ao funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF), ampliação da atuação nas unidades prisionais, dentre outras ações.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Mota, a imunização é uma prioridade em Palmas e o foco é aumentar a cobertura vacinal em toda a cidade, especialmente do público infantil. “Estamos desenvolvendo um planejamento robusto e com ações estratégias para promover uma maior adesão às vacinas”, explicou, ao ressaltar que uma alta taxa de cobertura protege a saúde individual e coletiva.

Cenário

A equipe da Semus também apresentou toda a estrutura da rede para os participantes, evidenciando dados de imunização e o progresso posterior da rede em relação à adesão das vacinas, a exemplo da Campanha de Multivacinação que em 2023 teve um aumento de 33,4% de doses aplicadas em relação ao ano de 2022.