Semus discute com profissionais de 14 municípios estratégias de ampliação de cobertura vacinal

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Fernanda Mendonça/Semus | Publicado em 21 de setembro de 2023 às 15:38

Na manhã desta quinta-feira, 21, profissionais de imunização de 14 municípios tocantinenses participaram da primeira etapa da Oficina de Microplanejamento em Atividades de Vacinação de Alta Qualidade. O objetivo é traçar novas estratégias, ferramentas e aprimorar as ações em desenvolvimento para ampliar a cobertura vacinal. A capacitação seguirá até está sexta-feira, 22, e está sendo realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus), na Quadra ACSU-SE 130 (1.302 Sul).

Durante os dois dias de capacitação, a equipe técnica receberá orientações em torno da melhoria do Programa Nacional de Vacinação nos estados e municípios. Dentre as estratégias estão o fortalecimento das informações sobre imunização, adoção de tecnologias inovadoras, incluindo inteligência digital, georreferenciamento, reforço do sistema de monitoramento e vigilância, dentre outros.

Conforme o superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Semus, Silvio Marcos Oliveira Lira, é de extrema importância implementar novas estratégias para aumentar a adesão à vacinação. “Na última década, temos observado uma mudança no comportamento das pessoas em busca por vacinas, e isso nos preocupa, pois precisamos avançar na cobertura vacinal e evitar a contaminação por doenças que já possuem vacinas. A atuação das equipes de saúde no fortalecimento da conscientização sobre a imunização na prevenção de doenças também é essencial”, explica o superintendente ao destacar que a Semus disponibiliza vacinas nas Unidades de Saúde da Família e em ações pontuais em locais de grande circulação de pessoas, como em feiras e shoppings.

No âmbito municipal, o ponto de partida do microplanejamento são as Unidades de Saúde da Família (USFs), como explica o enfermeiro e gerente da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf), Hugo Botelho. “Nas unidades são elaborados os perfis epidemiológico, social, demográfico de cada território ou região de saúde. Também são nestes locais que estabelecemos as prioridades e desenvolvemos as estratégias de vacinação intra e extramuros”, esclarece.

A capacitação conta com a participação de profissionais dos municípios de Aparecida do Rio Negro, Tabocão, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Lizarda, Miracema, Miranorte, Novo Acordo, Rio dos Bois, Rio Sono, Santa Tereza, São Félix, Palmas e Tocantínia.