Semus é selecionada em conferência estadual para apresentar experiência bem-sucedida da imunização em Palmas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus | Publicado em 04 de abril de 2024 às 14:42

Iniciativa exitosa com microplanejamento pode virar modelo nacional e contribuir para avanços na saúde pública

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus), por meio da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf), foi selecionada  nesta quinta-feira, 4, para a apresentação estadual de uma experiência bem-sucedida no âmbito do Projeto ImunizaSus. Este reconhecimento é dado pela abordagem inovadora no campo de imunização na Capital.

A experiência destacada foi intitulada "Impacto do microplanejamento na expansão do índice da cobertura vacinal em uma capital da Região Norte". Este reconhecimento é motivo de celebração, representando o compromisso incansável da Semus com a imunização da população.

Segundo o coordenador da Cemurf, Hugo Botelho, a conquista reflete o empenho coletivo de toda a equipe envolvida, desde a gestão até os trabalhadores da Cemurf e os profissionais nas Unidades de Saúde da Família (USF). “A experiência apresentada demonstrou o impacto positivo do microplanejamento nas estratégias de imunização, resultando em um aumento significativo na cobertura vacinal”. Botelho completa explicando que a metodologia adotada, baseada no conhecimento detalhado do território, execução eficiente, supervisão rigorosa e monitoramento contínuo, serve como um modelo exemplar para outros municípios.

Participação

A participação no congresso oferece à Semus a oportunidade de compartilhar suas melhores práticas e aprender com outras experiências em todo o País. A experiência bem-sucedida de Palmas pode agora futuramente competir em nível nacional, representando não apenas a excelência local, mas também contribuindo para avanços na saúde pública em escala nacional.

ImunizaSus

O ImunizaSUS, instituído em 2021 por meio de uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Ministério da Saúde e instituições colaboradoras, é estruturado em três vertentes: Educação, Pesquisa e Comunicação. Além da capacitação, o projeto realiza diversas ações de comunicação para engajar a sociedade na conscientização sobre a importância da vacinação.