Semus realiza Dia Municipal de Mobilização da Imunização contra a Influenza

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Saúde | Publicado em 09 de maio de 2015 às 10:37

Neste sábado, 09, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o Dia Municipal de Mobilização da Imunização referente a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A abertura do evento aconteceu, na Unidade Saúde da Família 712 Sul. A vacinação continua até o dia 22 de maio.

Na ocasião, a diretora de Vigilância em Saúde, Renata Oliveira, destacou que Palmas tem como meta imunizar aproximadamente 40 mil pessoas. “Palmas não tem registro da Influenza e por isso é fundamental que todos busquem as USF’s para vacinar. A Semus tem realizado um trabalho intenso de conscientização para atingir a meta”, destacou Renata.

Neste sábado, 30 Unidades de Saúde funcionam até as 17 horas exclusivamente para vacinação, além de mais cinco postos volantes em escolas e igrejas nas regiões Sul e Norte. Ao todo são 150 técnicos em enfermagem, 68 enfermeiros e 80 agentes de saúde envolvidos no Dia D.

Já o diretor de Atenção Básica, Alessandro Pantoja, destacou a importância da vacina e do empenho dos profissionais da Saúde. “O Município está buscando o público que deve ser vacinado, e mais que isso, está garantido o acesso a esta imunização”, ressaltou Pantoja.

Presente no evento, o secretário estadual da Saúde, Samuel Bonilha chamou atenção para a imunização em todo Tocantins. “O Estado tem 139 municípios e se todos forem imunizados, as pessoas não precisarão ir as Unidades de Saúde por causa de resfriado. Somos parceiros nesta causa”, afirmou Bonilha.

Prevenindo

A costureira Célia Tavares, 57 anos, fez questão de aproveitar o Dia D para garantir a imunização. “É importante não deixar para o último dia, ainda mais que tenho uma doença crônica e por isso tenho que estar sempre atenta e imunizada”, contou dona Célia.

A dona de casa, Maísa Gonçalves, também levou a filha de 4 anos para vacinar e garantiu que mantém o cartão de vacina em dia da criança. “Ela é uma criança muito saudável porque estou sempre dia com as vacinas. Sei como é importante prevenir contra a influenza e não quero minha filha doente”, afirmou Maísa.

Horário

Durante a semana as vacinas contra influenza estão disponíveis em todas as salas de vacinas das USFs e Policlínicas. No horário de funcionamento das unidades.

Grupos prioritários

Este ano, os grupos prioritários da Campanha serão as crianças de seis meses a cinco anos, idosos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias pós parto ou pós aborto, trabalhadores da saúde, dos serviços públicos, portadores de doenças crônicas, portadores de comorbidades / doenças crônicas, privados de liberdade e funcionários do sistema prisional e indígenas.

No entanto, a Semus informa que para os portadores de doenças crônicas se faz necessária a prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Influenza

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Algumas pessoas, como idosos, criança, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A melhor maneira se prevenir contra a doença é a vacinação. .​