Servidores concluem curso com a proposta de elaborar manual de projetos para pastas municipais

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM | Publicado em 25 de junho de 2018 às 09:09

Qualificação promovida pelo IVM, por meio da EGP, foi encerrada na última sexta-feira, 22

Um manual de elaboração de projetos voltado às pastas municipais será elaborado pela turma do curso de Elaboração e Gerenciamento de Projetos, ofertado pelo Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), por meio da Escola de Governo de Palmas (EGP). A ideia partiu dos alunos que concluíram, na última sexta-feira, 22, o segundo módulo da qualificação, que é composta por três etapas, cada uma com carga horária de 40 horas.

O professor Wesley Pires, servidor da Escola de Tempo Integral (ETI) Anísio Teixeira, se matriculou no curso já pensando nos futuros projetos que pretende desenvolver na escola onde atua. “Eu já vinha tendo algumas ideias, porém senti a necessidade de me aprimorar nesse aspecto. Vi no curso a possibilidade de entender como encontrar fontes alternativas de recursos para os meus projetos a fim de executá-los na comunidade”, declarou.

A servidora da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Bruna de Almeida, também se inscreveu no curso em busca de fontes financiadoras dispostas a investir em projetos na área do meio ambiente. “Estou aqui para aprender como elaborar projetos na minha pasta e, também, para entender como buscar uma fonte financiadora para que eu possa executar minhas ações”, relata, frisando que é muito importante colocar em prática projetos voltados à preservação da qualidade ambiental de Palmas.

Curso

A instrutora Deyze Oliveira, servidora do IVM, explica que o primeiro módulo da capacitação se referiu à elaboração de projetos; o segundo teve a ementa voltada à captação de recursos; e a terceira vai abordar gerenciamento de projetos e prestação de contas.

A instrutora fala ainda sobre o produto final do terceiro módulo. “A ideia de fazer o manual partiu de alguns alunos da turma, e lá terá instruções de como montar um projeto básico para captação de recursos, entre outros aspectos”, relata Deyze, lembrando que o III módulo será ministrado em agosto.

Para Simone Fontenelle, servidora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e também instrutora do curso, a qualificação visa contribuir significativamente no trabalho dos profissionais da Prefeitura de Palmas e que têm interesse em atuar na área de projetos. “Temos servidores de várias pastas aqui presentes, e a troca de conhecimento só vem para enriquecer o curso e o trabalho de todos enquanto servidores públicos”, declarou.

Encerramento

Na ocasião do encerramento do curso, estiveram presentes a presidente do Instituto 20 de Maio, Valéria Albino, e a diretora da EGP, Lédyce Nóbrega Porto, que na oportunidade agradeceram a presença de todos e reforçaram a importância de os servidores preencherem o questionário de avaliação do curso, até mesmo como uma forma de sugerir melhorias.

Segundo a presidente, após a criação do Instituto, já é possível enxergar as mudanças e as melhorias no trabalho dos servidores municipais, “Isso é o que nos move: qualificar e motivar os nossos servidores.” Para Valéria, a ideia do Manual de Elaboração de Projetos é fantástica, pois, por meio dele, será possível atingir todos os servidores da Prefeitura. “O que foi repassado aqui será multiplicado a todos que tiverem interesse, e todas as suas secretarias. É um suporte ao trabalho, e uma segurança para o gestor da pasta”, frisou, ressaltando que isso vai facilitar, agilizar e melhorar o trabalho de todos.

(Edição e postagem: Iara Cruz)