Servidores da Semus apresentam trabalho no II Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação / Semus | Publicado em 23 de maio de 2023 às 12:19

Evento, realizado na Unicatólica, reúne diversos profissionais da área para discussão do cenário atual do Estado

Servidores da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas, apresentam nesta terça-feira, 23, o trabalho de “Monitoramento epidemiológico de primatas não humanos para a vigilância de febre amarela no município de Palmas”, durante a  2° edição do Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins, realizado na Unicatólica.

Segundo o coordenador da UVCZ, Auriman Cavalcante, além da sustentação oral sobre monitoramento, a participação da UVCZ no seminário também abrange a troca de experiências e o aprendizado de novas estratégias no campo da pesquisa e da biodiversidade. “Participar deste evento possibilita uma abordagem multisetorial dos fatores determinantes da saúde”, ressaltou o coordenador.

Conforme o servidor, a presença da equipe da UVCZ no evento fortalece o compromisso da unidade em promover ações efetivas para o controle de zoonoses e a preservação da saúde pública, por meio da integração entre os conhecimentos científicos e as práticas de campo.

Compõem o trabalho, os médicos veterinários Leandro Chaves e Benta Natânia; os biólogos Ademilton Guimarães, Anderson Brito e Auriman Cavalcante (também coordenador da UVCZ) e a residente em medicina veterinária, Joana Louise Machado.

Seminário

O II Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins segue até o dia 24 com o tema "Sustentabilidade na Bacia Hidrográfica Tocantins - Araguaia, no Estado do Tocantins", e objetiva discutir questões relacionadas à conservação, biodiversidade, degradação ambiental, políticas públicas e comunicação no contexto socioambiental.

É promovido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em parceria com o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalísticas (Nujor). O evento também conta com o apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica).