Servidores são capacitados em gestão de projetos e captação de recursos

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação EGP | Publicado em 18 de abril de 2016 às 10:33

Sessenta servidores de diversas pastas do Município iniciaram, na manhã desta segunda-feira, 18, as aulas da qualificação profissional em Gestão de Projetos Sociais e Captação de Recursos. As atividades do curso estão sendo realizadas no auditório do Instituto Vinte de Maio e os próximos módulos estão agendados para os dias 25 de abril e 02 e 09 de maio.

Esse é o quarto dos 60 cursos previstos para serem realizados este ano dentro da programação do Programa Servidor Multiplicador, desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Humano, por meio da Escola de Gestão Pública de Palmas.

Primeiro curso que faz pelo Município, a servidora Mônica Gonçalves da Silva Carneiro, da Secretaria de Habitação, está cheia de expectativas. “Devido está trabalhando no setor de Planejamento, que é responsável pelo orçamento da pasta, acredito que, com os conhecimentos que vou adquirir através do curso, poderei colaborar bastante.”

A abertura do curso foi feita pelo secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Humano, Alan Barbiero, que na oportunidade falou sobre o objetivo e a importância do Programa Servidor Multiplicador. “Percebemos que, no Município, havia muitos talentos e, às vezes, para capacitar servidores, tínhamos que contratar pessoas de fora. A nossa intenção foi valorizar a prata da casa”, lembrou. O secretário disse esperar que nos próximos editais do projeto os participantes do curso possam apresentar seus projetos também e compartilhar com os colegas suas experiências.

Barbiero destacou ainda a missão do Instituto Vinte de Maio. “Acredito que o Instituto tem a cara do servidor público de Palmas. Estamos construindo um plano municipal de educação continuada”, ressaltou, citando que o IVM abriga as escolas de Gestão, de Saúde e de Educação e que as instituições juntas trabalharão de forma articulada para que os servidores possam fazer melhor uso desse espaço.

Servidor/instrutor

A capacitação está sendo ministrada pelo instrutor Diógenes Alencar Bolwerk, servidor da Secretaria Municipal de Educação. Ele é graduado em História e possui mestrado em Tecnologias Integradas Y Sociedad del Conocimientro (Universidade Nacional de Educación a Distância – UNED/ES 2008) e em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) – 2014. O instrutor tem ainda experiência na área de Educação com ênfase em História, Mídias, Tecnologias Digitais, Geografia e Planejamento Regional.

Entre os assuntos a serem compartilhados durante o curso estão: Desenvolvimento da sociedade humana, globalização e desafios planetários, a captação de recursos e a gestão de parcerias, tipos e fontes de financiamentos e elaboração de projeto.