Técnicos da Semed e professores das salas de recursos realizam encontro

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Jarbas Coutinho | Publicado em 09 de maio de 2014 às 13:50

Técnicos da Secretária Municipal da Educação (Semed), professores, auxiliares e cuidadores de alunos com necessidades especiais da rede municipal de ensino de Palmas participaram de um encontro na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, na manhã desta sexta-feira, 09. O objetivo principal do encontro foi discutir a temática “Transtorno Global do Desenvolvimento (TGB) e a troca de experiências de todo o grupo”.

O transtorno Global do Desenvolvimento tem como característica um comprometimento grave e global em diversas áreas do desenvolvimento, habilidade de interação social recíproca, habilidade de comunicação ou presença de estereotipias de comportamento, interesses e atividades. Os técnicos explicaram que os prejuízos qualitativos que definem estas condições representam um desvio acentuado em relação ao nível de desenvolvimento ou idade mental do indivíduo.

A educação inclusiva pressupõe que toda criança tenha a oportunidades iguais ou acesso permanente e aproveitamento na escola, independente de suas peculiaridades. De acordo com a técnica da Semed, Monique Wermuth, a rede municipal de ensino conta com 44 salas de recursos, 600 alunos com necessidades especiais com laudo e 120 professores para as salas de recursos.

Ainda durante o encontro foi destacado a importância do Núcleo de atendimento Educacional Multiprofissional (NAEM), que será inaugurado ainda este semestre, e incentivado a participação de todos profissionais nas feiras escolares que serão realizadas em junho, para trabalhar os alunos, as experiências científicas, tecnológicas e de inovação.