Unidade da Arno 61 recebe ação voltada a campanha do Outubro Rosa

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Texto: Annady Borges - estagiária sob supervisão da Coordenação de Jornalismo da Semus | Publicado em 25 de outubro de 2023 às 13:38

Evento aconteceu na terça-feira, 24, das 18 às 21 horas, e contou com a presença de mulheres residentes na região

Nesta terça-feira, 24, foi realizada mais uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) voltada à campanha do Outubro Rosa na Unidade de Saúde da Família (USF) Arno 61 (503 Norte). O evento, realizado das 18 às 21 horas, contou com a presença de mulheres residentes na região. Na ocasião, foram feitas coletas para o exame Papanicolau (PCCU), solicitações de monografia, atualização do cartão de vacinação, bem como testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Para a pedagoga Andreza Nunes Ferreira, 30 anos, ações como essa desempenham um papel fundamental para as mulheres, por visarem a promoção da saúde, a conscientização e o acesso a exames preventivos, contribuindo para a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida. “Durante a ação, adquiri um conhecimento mais profundo sobre a importância da prevenção e da detecção precoce de doenças. Compreendi como pequenas medidas preventivas podem fazer uma grande diferença na saúde das mulheres e isso fortaleceu minha convicção sobre a relevância de ações desse tipo”, destacou Ferreira.

Além disso, Andreza conta que durante o evento realizou exames de prevenção e testes rápidos. “O processo foi eficiente e proporcionou um importante passo na detecção precoce de potenciais problemas de saúde”, afirmou. A Semus ressalta que a programação voltada para a promoção da saúde e prevenção ao câncer de mama e colo uterino, segue até o final deste mês, com diversas outras ações nas USFs da Capital.